21 novembro 2011

Unhate = Desodeie

Por Jonathan Pereira

Foi lançada pela empresa de moda italiana Benetton, através de sua recém-criada Fundação Unhate, a campanha publicitária 'UnHATE', (Desodeie, na tradução literal. E na tradução escolhida 'Não Ao Ódio') que visa promover a compaixão, o amor e o respeito entre as pessoas, religiões e povos.

A campanha criada pela agência italiana Fabrica, contempla um site, vídeos e peças impressas, essas últimas que mais chamaram a atenção dos internautas e dos personagens envolvidos ao redor do mundo. A campanha estampa líderes políticos e religiosos que estão de lados opostos, nas questões políticas, religiosas, históricas, econômicas, etc. se beijando calorosamente, dando inveja aos beijos cinematográficos hollywoodianos.

Assim que foram lançadas, as peças começaram a tomar conta da internet e causar furor, talvez não como as históricas peças feitas pelo fotógrafo italiano Oliviero Toscani nos anos de 1990, que deu a empresa italiana a fama de ser ousada, jovem e libertária criando sempre um alvoroço com suas propagandas.

Durante o lançamento da campanha, no dia 16 de novembro de 2011, o vice-presidente executivo da Benetton Group, Alessandro Benetton, fala sobre a campanha:

"Se o amor global continua a ser uma utopia ainda que compartilhável, o convite a 'não odiar', a opor-se contra a 'cultura do ódio', representa um objetivo ambicioso, mas realista. Com esta campanha decidimos dar visibilidade mundial a uma importante ideia de tolerância, para convidar os cidadãos de todos os países, num momento histórico de grandes turbulências e não menores esperanças, a refletir sobre como o ódio nasce, sobretudo, do 'medo do outro' e do que não se conhece. A nossa campanha é universal e utiliza instrumentos como a web, o mundo das mídias e das redes sociais e a imaginação artística."

Abaixo, seguem as 6 peças impressas e o vídeo da campanha. Vale ressaltar que no site oficial da campanha, a peça que retrata o Papa e o Imã não está mais disponível, diante da indignação e ameaça de processo por parte do Vaticano, a Fundação decidiu retirar a peça do ar, seguido de um pedido formal de desculpas ao Vaticano. Seguem:

Papa Bento XVI, 256º líder mundial da Igreja Católica e Ahmed Mohamed el-Tayeb, Imã da mesquita al-Azhar e autoridade suprema do Islã Sunita

Hu Jintao, 12º presidente da China e Barack Obama, 44º presidente dos Estados Unidos da América

Barack Obama, 44º presidente dos Estados Unidos da América e Hugo Chávez, 56º presidente da Venezuela

Angela Merkel, chanceler da Alemanha e Nicolas Sarkozy, 23º presidente da França

Kim Jong-Il, líder supremo da Coréia do Norte e Lee Myung-bak, 17º presidente da Coréia do Sul

Mahmoud Abbas, 3º presidente da Palestina e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel





Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!