22 novembro 2011

Nelson Motta: Eu Nunca Fiz Coisas Para Mim

Para terminar o mês de novembro homenagearemos um cara versátil profissionalmente e personagem fundamental na cultura popular brasileira. Ele é amigo de João Gilberto, lançou Marisa Monte, batizou o Tropicalismo de Caetano Veloso, Gilberto Gil e companhia, teve um caso com Elis Regina, já tirou o violão da mão de Chico Buarque e conviveu intimamente com a maior parte dos personagens que fizeram a história da música brasileira nos últimos 40 anos. Com seus mais de 50 anos, jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, letrista e inventor de modismos Nelson Motta pode se orgulhar de ter participado efetivamente do surgimento da bossa nova, na década de 60, do estouro da Música Popular Brasileira nos idos de 70 e do nascimento do rock nacional nos anos 80. Venha conhecer conosco esta grande figura emblemática!


Nelson Motta nasceu na capital paulista, mas foi morar no Rio de Janeiro com os seus pais quando tinha apenas seis anos de idade. Em 1966, venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção (FIC), com sua canção 'Saveiros' (com Dori Caymmi), interpretada por Nana Caymmi.

Participou da bossa nova junto com nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi. Ajudou no desenvolvimento do rock brasileiro, através de seu trabalho como jornalista em O Globo e no programa 'Sábado Som', pela Rede Globo. No final da década de 1980 foi responsável pelo lançamento de Marisa Monte e pela produção do festival Hollywood Rock. Idealizou e formatou programas como 'Chico E Caetano' (1986) e 'Armação Ilimitada' (1985). Fez palestras nas Universidades de Harvard (2000), Oxford (Inglaterra, 2005), Roma (2002) e Madri (2004) e em quase todas as capitais brasileiras.

É autor de mais de 300 músicas e entre os seus parceiros estão Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Max de Castro, Erasmo Carlos, João Donato e a Jota Quest. Autor de sucessos musicais como 'Dancing Days' (com Ruben Barra), 'Como Uma Onda' (com Lulu Santos), 'Coisas Do Brasil' (com Guilherme Arantes), 'Bem Que Se Quis', primeiro sucesso de Marisa Monte, além da canção de final de ano da Rede Globo 'Um Novo Tempo' (com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle). Motta já dirigiu espetáculos no Brasil e no exterior e produziu discos de grandes astros e estrelas da MPB tais como Elis Regina, Marisa Monte, Gal Costa, Daniela Mercury, dentre outros.


"A carreira é um sucesso que não é feito de pequenos sucessos individuais."
Nelson Motta

Foi diretor artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram e também participou do programa 'Manhattan Connection' do canal GNT, com Lucas Mendes e Paulo Francis, entre 1992 e 2000. Escreveu os best-sellers 'Noites Tropicais' e 'Vale Tudo - O Som E A Fúria De Tim Maia', que juntos, venderam mais de 300 mil cópias; seus romances 'Ao Som Do Mar E À Luz Do Céu Profundo', 'O Canto Da Sereia' e 'Bandidos E Mocinhas', além do livro de histórias 'Força Estranha', que mistura ficção e realidade, permaneceram na lista dos livros mais vendidos por semanas. Também escreveu 'Nova York É Aqui', 'Memória Musical' e 'A Primavera Do Dragão', dentre outros.

Foi colunista dos jornais Última Hora (1968), O Globo (1973 a 1980 e depois de 1995 a 2000) e Folha De São Paulo (2003 a 2009). Desde 2009 escreve colunas semanais nos jornais O Globo e O Estado De São Paulo. Nelson mantém o programa musical Sintonia Fina, que toca em várias rádios do país e uma coluna sobre cultura que vai ao ar às sextas-feiras no Jornal Da Globo.


"Para uma pessoa que lida com palavra, com escrita, com imagem, com música, uma caixinha que arruma tela e tem tudo isso junto... nem nos sonhos mais delirantes!"
Nelson Motta sobre a internet

Nelson tem três filhas: Joana, de seu primeiro casamento, Esperança e Nina, que teve com a atriz Marília Pêra, foi casado com Marília Pêra, Mônica Silveira, Costanza Pascolato e Adriana Penna, e tem três netos, duas meninas e um menino. Teve também um relacionamento com Marisa Monte. Selecionamos duas ótimas entrevistas de Nelson Motta:






Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

  1. Nenson valeu mesmo , pela cultura que voçê anda construindo e produzindo num país onde tudo vêm crescendo com o passar dos tempos , já sabendo que Motta é gente de verdade .
    JR.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!