12 novembro 2011

1001 Filmes: A Um Passo Da Eternidade (From Here To Eternity)

DIREÇÃO: Fred Zinnemann;
ANO: 1953;
GÊNEROS: Guerra e Romance;
NACIONALIDADE: EUA;
IDIOMA: inglês;
ROTEIRO: Daniel Tadarash;
BASEADO EM: romance homônimo de James Jones;
PRINCIPAIS ATORES: Burt Lancaster (Sargento Milton Warden); Montgomery Clift (Soldado Robert E. Lee Prewitt); Deborah Kerr (Karen Holmes); Donna Reed (Alma 'Lorene' Burke); Frank Sinatra (Soldado Angelo Maggio); Philip Ober (Capitão Dana Holmes); Mickey Shaughnessy (Leva); Harry Bellaver (Soldado Mazzioli); Ernest Borgnine (Sargento 'Fatso' Judson); Jack Warden (Cabo Buckley); John Dennis (Sargento Ike Galovitch); Merle Travis (Sal Anderson); Tim Ryan (Sargento Pete Karelsen) e Arthur Keegan (Treadwell).





SINOPSE: "Durante a Segunda Guerra Mundial, o recruta Prewitt (Montgomery Clift) é obrigado a lutar boxe pela sua companhia do exército. Só que Prewitt não luta mais, e acaba sofrendo repressão pelos outros soldados com isso. Quem tenta ajudá-lo é o sargento Warden (Burt Lancaster), só que este também já tem problemas suficientes ao se envolver com a mulher de seu superior, a linda Karen Holmes (Deborah Kerr). A vida de todos os personagens é alterada logo após o cruel ataque de Pearl Harbor pelos japoneses. Vencedor de 8 Oscar, incluindo Filme e Diretor." (Cineplayers).



"Um filme que criou bastante expectativa, pois ele nos apresenta uma das cenas celebres da história do cinema, sempre lembrada como uma das cenas mais românticas da sétima arte, na qual deitados na praia, a mulher do capitão e o sargento, se abraçam e uma onda passa por eles. Porém, a cena não condiz com o filme, afinal, esperamos ver um grande filme de romance, aquele bem 'água com açúcar', mas pelo contrário, vemos um filme masculino, contando a vida de três homens que dedicam suas vidas ao exército, e mostra a trajetória deles dentro da instituição, ou para não perder seu posto, ou para subir ao posto superior ou para evitar ocupar um cargo que não deseja. Mesmo quando há um envolvimento mais romântico, ainda sim é bastante conturbado, pouco carinhoso e um tanto quanto leviano. Vale destacar a atuação de Frank Sinatra, como um soldado durão e descontraído, traz um personagem que difere no filme."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Jonathan Pereira





"Este filme mostra os sentimentos de pessoas isoladas dentro de uma ilha, longe de casa ou de onde gostariam de estar, destacando neste contexto alguns personagens interessantes. O sargento Milton Warden (Burt Lancaster) se apaixona pela bela Karen Holmes (Deborah Kerr), esposa de seu superior, mas não tem coragem de sustentar seu sentimento perante as dificuldades de sua carreira profissional. Eles protagonizam a épica e sensual cena do beijo na areia, fazendo aquele rolar em águas salgadas se eternizar na história do cinema, mesmo que seja frustrante a cena durar poucos segundos a contrastar o pequeno corpo de Kerr com o 1 metro e 90 de Lancaster. Encontramos também com Montgomery Clift (protagonista, nove anos depois, de 'Freud Além Da Alma (Freud, John Huston, 1962)', interpretando o soldado Robert E. Lee 'Prew' Prewitt, apaixonado por Alma Burke (Donna Reed), uma prostituta, com quem tem conflitos, já que sua missão como soldado o chama em momentos críticos, e Alma é resistente a se entregar, já que tem o sonho de morar na América e planos já bem delineados para si. Frank Sinatra nos brinda com o personagem Angelo Maggio, personificação da amizade e da coragem, mas que tem seus sonhos podados ao enfrentar um inimigo e ser punido até a morte – ser corajoso talvez não tenha sido uma qualidade para Maggio. Philip Ober interpreta o capitão Dana Holmes, homem que tem frustrado seu desejo de que sua equipe de boxe seja campeã. Todos com sonhos e limitações, todos a um passo da eternidade, mas não passam disso, não encontram o barco de Ariel 'Ariel (Ariel, Aki Kaurismäki, 1988)' para a liberdade que tanto anseiam, o desejado paraíso. Um filme interessante de Fred Zinnemann, ganhador de vários Óscars."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Kleber Godoy





Para entender o que são os '1001 Filmes', acesse a página explicativa.

Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.





















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!