15 setembro 2011

Patrimônios Da Humanidade: Postagem Explicativa

Por Jonathan Pereira


Uma forma de representarmos a beleza e a riqueza existente no nosso planeta é mostrando culturas e lugares encantadores, únicos, diferentes, etc., sejam eles naturais, construídos ou desenvolvidos pelo Homem. Assim, decidimos criar essa seção para mostrarmos um pouco, uma parcela pequena daquilo que pertence à todos nós, e tentar levar aos nossos leitores um pouco da natureza, cultura e dos lugares mais fantásticos do mundo.

Dessa forma, precisávamos de uma base ou lista de lugares fantásticos, dentre as várias que poderíamos seguir, vamos começar com a lista da UNESCO de Patrimônios Da Humanidade, e quem sabe no futuro, quando terminamos essa lista, poderemos lançar mão de outras listas, livros, etc. tão relevante quanto esta.

Logotipo da UNESCO para os Patrimônios Da Humanidade

O Patrimônio da Humanidade é um local, como, por exemplo, florestas, cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, especificamente classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação). O programa de classificação visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. Esses patrimônios podem obter fundos do World Heritage Fund sob determinadas condições, para que a manutenção e a proteção sejam feitas.

O programa foi fundado pela 'Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural', adotado pela Conferência Geral da UNESCO de 16 de Novembro de 1972. Em 2011, um total de 936 sítios estavam listados, sendo 725 culturais, 183 naturais e 28 mistos, em 153 países diferentes e a cada sessão são selecionados e incluídos novos lugares, e também, podendo ser retirados, em raros casos.

Os sítios candidatos a patrimônio mundial devem satisfazer a alguns critérios de seleção e a solicitação deve ser feita pelo país onde o sítio se encontra, lembrando que a UNESCO não faz recomendações para que se inclua algum sítio na lista. Até o fim de 2004, os critérios eram divididos em duas categorias: critérios naturais e critérios culturais. Depois dessa data, as diretrizes operacionais para a execução da Convenção do Patrimônio Mundial foram revisadas e somente um conjunto de dez critérios existe atualmente, abrangendo os antigos critérios.

Para a inclusão de um sítio na lista do Patrimônio Mundial, ele deve atender a pelo menos um dos critérios, exceto o critério VI, que não é em si só considerado suficiente para inclusão de um sítio na lista. O Comitê considera que este critério deve justificar a inclusão na lista somente em casos especiais e em conjunto com outros critérios culturais ou naturais. São Eles:


I
Representar uma obra-prima do gênio criativo humano, ou;

II
Mostrar um intercâmbio importante de valores humanos, durante um determinado tempo ou em uma área cultural do mundo, no desenvolvimento da arquitetura ou tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano ou do desenho de paisagem, ou;

III
Mostrar um testemunho único, ou ao menos excepcional, de uma tradição cultural ou de uma civilização que está viva ou que tenha desaparecido, ou;

IV
Ser um exemplo de um tipo de edifício ou conjunto arquitetônico, tecnológico ou de paisagem, que ilustre significativos estágios da história humana, ou;

V
Ser um exemplo destacado de um estabelecimento humano tradicional ou do uso da terra, que seja representativo de uma cultura (ou várias), especialmente quando se torna(am) vulnerável(veis) sob o impacto de uma mudança irreversível, ou;

VI
Estar diretamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com idéias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal, ou;

VII
Conter fenômenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância, ou;

VIII
Ser um exemplo excepcional representativo de diferentes estágios da história da Terra, incluindo o registro da vida e dos processos geológicos no desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos ou fisiográficos importantes, ou;

IX
Ser um exemplo excepcional que represente processos ecológicos e biológicos significativos da evolução e do desenvolvimento de ecossistemas terrestres, costeiros, marítimos ou aquáticos e comunidades de plantas ou animais, ou;

X
Conter os mais importantes e significativos habitats naturais para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles que contenham espécies ameaçadas que possuem um valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.




A conservação do Patrimônio Mundial é um processo contínuo. Se um país não protege os locais inscritos, corre o risco de que esses locais sejam retirados da Lista do Património Mundial. Os países devem informar periodicamente o Comité do Patrimônio Mundial sobre o seu estado de conservação. Se o comité do Patrimônio Mundial é avisado sobre possíveis perigos para um sítio, ele é incluído na Lista do Património Mundial em Perigo, com o fim de chamar a atenção mundial sobre as condições, naturais ou criadas pelo homem, que ameaçam as características pelas quais inicialmente se inscreveu o sítio na Lista do Patrimônio Mundial. Atualmente há 35 sítios em perigo.

A UNESCO também criou o Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, também chamado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade é uma distinção criada em 1997 para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. A cada dois anos são escolhidos os bens a partir das candidaturas apresentadas pelos países signatários da 'Convenção Para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial'. A primeira lista de bens inscritos foi divulgada em 2001, seguida por outras duas, em 2003 e 2005, totalizando 90 bens imateriais inscritos.

O programa têm 4 objetivos com o intuito de: 1) Levar o público a reconhecer, salvaguardar e revitalizar o patrimônio imaterial; 2) Avaliar e inventariar a herança cultural intangível em todo o mundo; 3) Incentivar os Estados a estabelecer inventários nacionais e tomarem medidas legais e administrativas relevantes, e; 4) Encorajar os portadores do conhecimento a identificar, revitalizar e salvaguardar a sua herança. E cada obra está classificada em pelo menos uma das 5 categorias: a) Espaços Culturais; b) Saber Tradicional; c) Tradição Oral; d) Artes Performativas, e; e) Rituais e Festas.

Cada postagem específica a cada um dos patrimônios terá seu link inserido na lista abaixo sob o nome do referido patrimônio. Abaixo a lista com os 936 sítios considerados Patrimônios Da Humanidade, a referência dos 35 que estão em perigo e, futuramente, os 90 Patrimônios Oral e Imaterial da Humanidade:


AFEGANISTÃO
Minarete E Ruínas Arqueológicas De Djam
Paisagem Cultural E Ruínas Arqueológicas Do Vale De Bamiyan



ÁFRICA DO SUL
Sítios Com Fósseis De Hominídeos De Sterkfontein, Swartkrans, Kromdraai E Arredores
Parque Da Zona Húmida De Santa Lúcia
Ilha Robben
Parque UKhahlamba E Drakensberg
Paisagem Cultural De Mapungubwe
Áreas Protegidas Da Região Floral Do Cabo
Cratera De Vredefort
Paisagem Cultural E Botânica De Richtersveld



ALBÂNIA
Butrint
Centros Históricos De Berat E Gjirokastër



ALEMANHA
Catedral De Aachen
Catedral De Speyer
Residência De Wurtzburgo Com Os Jardins Do Palácio E Praça Da Residência
Igreja De Peregrinação De Wies
Castelos De Augustusburg E De Falkenlust Em Brühl
Catedral De Santa Maria E Igreja De São Miguel Em Hildesheim
Monumentos Românicos, Catedral De São Pedro E Igreja De Nossa Senhora, Trier
Fronteiras Do Império Romano
Cidade Hanseática De Lübeck
Palácios E Parques De Potsdam E Berlim
Abadia E Altenmünster De Lorsch
Minas De Rammelsberg E Cidade Histórica De Goslar
Complexo Do Mosteiro De Maulbronn
Cidade Histórica De Bamberg
Igreja Da Colegiada, Castelo E Centro Histórico De Quedlinburg
Siderurgia De Völklingen
Sítio Fossilífero De Messel
Bauhaus E Seus Sítios Em Weimar E Dessau
Catedral De Colônia
Memoriais A Lutero Em Eisleben E Wittenberg
Weimar Clássica
Ilha Dos Museus
Castelo De Wartburg
Reino Dos Jardins De Dessau-Wörlitz
Ilha De Reichenau
Complexo Industrial Da Mina De Carvão De Zollverein Em Essen
Centros Históricos De Stralsund E Wismar
Vale Do Alto Médio Reno
Vale Do Rio Elba Em Dresden
Parque Muskauer-Muzakowski
Câmara Municipal E Estátua De Rolando No Mercado De Bremen
Cidade Antiga De Regensburg Com Stadtamhof
Florestas Primárias De Faia Dos Cárpatos
Propriedades Residenciais Modernistas De Berlim
Mar De Wadden
Fábrica Fagus Em Alfeld
Sítios Palafíticos Pré-Históricos Ao Redor Dos Alpes



ANDORRA
Vale Madriu-Perafita-Claror



ARÁBIA SAUDITA
Sítio Arqueológico De Al-Hijr
Distrito De At-Turaif Em Ad-Dir'iyah



ARGÉLIA
Alcalá De Beni Hammad
Ruínas De Djémila
Vale De M'Zab
Sítio Arqueológico De Tassili N'Ajjer
Ruínas De Timgad
Ruínas De Tipasa
Kasbah De Argel



ARGENTINA
Los Glaciares
Missões Jesuíticas Dos Guarani: San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora De Loreto E Santa María Mayor (Argentina), Ruínas De São Miguel Das Missões (Brasil)
Parque Nacional Do Iguaçu
Caverna Das Mãos, Rio Pinturas
Península Valdés
Parques Naturais De Ischigualasto E Talampaya
Bairro Jesuíta E Estâncias De Córdoba
Quebrada De Humahuaca



AUSTRÁLIA
Grande Barreira De Coral
Parque Nacional Kakadu
Região Dos Lagos Willandra
Áreas selvagens Da Tasmânia
Arquipélago De Lord Howe
Florestas Tropicais Gondwana Da Austrália
Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta
Trópicos Húmidos De Queensland
Baía Shark, Austrália Ocidental
Ilha Fraser
Sítios Fossilíferos De Mamíferos Da Austrália (Riversleigh/Naracoorte)
Ilha Heard E Ilhas McDonald
Ilha Macquarie
Região Das Montanhas Azuis
Parque Nacional Purnululu
Edifício Da Exposição Real E Jardins De Carlton
Ópera De Sydney
Sítios Das Colónias Penais Australianas
Costa De Ningaloo



ÁUSTRIA
Centro Histórico da Cidade de Salzburgo
Palácio e Jardins de Schönbrunn
Paisagem Cultural de Hallstatt-Dachstein, Salzkammergut
Via Férrea de Semmering
Centro Histórico da Cidade de Graz
Paisagem Cultural de Wachau
Paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee
Centro Histórico de Viena
Sítios Palafíticos Pré-Históricos Ao Redor Dos Alpes



AZERBAIJÃO
Cidade Fortificada de Baku com o Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela
Paisagem Cultural de Arte Rupestre de Gobustán



BAHREIN
Qal'at al-Bahrain



BANGLADESH
Cidade-mesquita Histórica de Bagerhat
Ruínas do Vihara Budista de Paharpur



BARBADOS
Centro Histórico de Bridgetown e sua Guarnição



BÉLGICA
Beguinarias Flamengas
Elevadores do Canal do Centro (Hainault)
Grand-Place de Bruxelas
Campanários da Bélgica e da França
Anexo:Lista das principais construções de Victor Horta
Minas Neolíticas de Silex de Spiennes
Catedral de Nossa Senhora de Tournai
Centro Histórico de Bruges
Museu Plantin-Moretus
Casa Stoclet



BELIZE
Rede de Reservas dos Recifes da Barreira do Belize



BENIN
Palácios Reais de Abomei



BERMUDAS
Cidade Histórica de Saint George e Fortificações Relacionadas, Bermudas



BIELORRÚSIA
Parque Nacional Bialowieza / Belovezhskaya Pushcha
Complexo do Castelo de Mir
Complexo Arquitectónico, Residencial e Cultural da Família Radziwill em Nesvizh
Arco Geodésico de Struve



BOLÍVIA
Cidade de Potosí
Missões Jesuíticas de Chiquitos
Cidade Histórica de Sucre
Forte de Samaipata
Centro Espiritual e Político da Cultura Tiwanaku
Parque Nacional de Noel Kempff Mercado
Carnaval de Oruro
Cultura kallawaya



BOTSWANA
Sítio arqueológico de Tsodilo



BÓSNIA E HERZEGOVINA
Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar
Ponte Mehmed Paša Sokolovic de Višegrad



BRASIL
Cidade Histórica de Ouro Preto
Centro Histórico de Diamantina
Centro Histórico de Goiás
Centro Histórico de Olinda
Centro histórico de Salvador
Centro Histórico de São Luís
Ilhas atlânticas brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
Missões Jesuíticas Dos Guarani: San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora De Loreto E Santa María Mayor (Argentina), Ruínas De São Miguel Das Missões (Brasil)
Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Jaú
Parque Nacional do Pantanal
Plano Piloto de Brasília
Praça de São Francisco
Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento
Reservas de Mata Atlântica do Sudeste
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
Zonas protegidas do Cerrado: Parques nacionais de Chapada dos Veadeiros e das Emas



BULGÁRIA
Igreja de Boyana
Cavaleiro de Madara
Túmulo Trácio de Kazanlak
Igrejas Rupestres de Ivanovo
Mosteiro de Rila
Cidade Antiga de Nessebar
Reserva Natural de Srebarna
Parque Nacional de Pirin
Túmulo Trácio de Sveshtari



BURKINA FASO
Ruínas de Loropéni



CABO VERDE
Cidade Velha



CAMARÕES
Reserva de Fauna de Dja



CAMBOJA
Angkor
Templo Hindu de Preah Vihear



CANADÁ
Parque Nacional de Nahanni
Parque Histórico Nacional de L'Anse aux Meadows
Parque Provincial dos Dinossauros
Kluane/Wrangell-St Elias/Baía Glacier/Tatshenshini-Alsek
SGaang Gwaii (Ilha Anthony)
Precipício de Bisontes de Head-Smashed-In
Parque Nacional de Wood Buffalo
Parques Canadianos das Montanhas Rochosas: Parque Nacional Jasper, Parque Nacional Kootenay, Parque Nacional de Banff, Parque Nacional Yoho
Bairro Histórico do Quebec
Parque Nacional de Gros Morne
Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier
Cidade Antiga de Lunenburg
Parque Nacional de Miguasha
Canal Rideau
Falésias de Fósseis de Joggins



CAZAQUISTÃO
Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi
Petróglifos da Paisagem Arqueológica de Tamgaly
Saryarka – Estepes e Lagos do Cazaquistão Setentrional



CHILE
Parque Nacional Rapa Nui
Igrejas de Chiloé
Bairro Histórico da Cidade Portuária de Valparaíso
Fábricas de Nitrato do Chile de Humberstone e Santa Laura
Aldeia Mineira de Sewell



CHINA
Monte Taishan
Grande Muralha
Palácios Imperiais das Dinastias Ming e Qing em Pequim (Cidade Proibida) e Shenyang (Palácio de Mukden)
Grutas de Mogao
Exército de Terracota
Sítio do Homem de Pequim em Zhoukoudian
Monte Huangshan
Região de Interesse Paisagístico e Histórico do Vale de Jiuzhaigou
Região de Interesse Paisagístico e Histórico de Huanglong
Região de Interesse Paisagístico e Histórico de Wulingyuan
Residência de Montanha e Templos Vizinhos em Chengde
Templo e Cemitério de Confúcio e Mansão da Família Kong em Qufu
Conjunto de Edificações Antigas nas Montanhas Wudang
Palácio de Potala, Lhasa
Parque Nacional de Lushan
Paisagem do Monte Emei, incluindo a Paisagem do Grande Buda de Leshan
Cidade Antiga de Lijiang
Cidade Antiga de Ping Yao
Jardins Clássicos de Suzhou
Palácio de Verão, um Jardim Imperial de Pequim
Templo do Céu, Altar Sagrado Imperial em Pequim
Monte Wuyi
Esculturas Rupestres de Dazu
Monte Qingcheng e Sistema de Irrigação de Dujiangyan
Cidades históricas do Sul do Anhui - Xidi e Hongcun
Grutas de Longmen
Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing
Grutas de Yungang
Três Rios Paralelos das Áreas Protegidas de Yunnan
Capitais e Túmulos do Antigo Reino de Koguryo
Centro Histórico de Macau
Santuários do Panda-gigante em Sichuan
Yin Xu
Carste do Sul da China
Diaolou e aldeias de Kaiping
Fujian Tulou
Parque Nacional do Monte Sanqingshan
Monte Wutai
Monumentos Históricos de Dengfeng no "Centro do Céu e da Terra"
Danxia da China
Paisagem Cultural do Lago do Oeste de Hangzhou



CHIPRE
Pafos
Igrejas Pintadas na Região de Troodos
Choirokoitia



COLÔMBIA
Porto, Fortalezas e Conjunto Monumental de Cartagena
Parque Nacional Los Katios
Centro Histórico de Santa Cruz de Mompox
Parque Arqueológico Nacional de Tierradentro
Parque Arqueológico de San Agustín
Carnaval de Barranquilla
Palenque de São Basilio
Santuário de Fauna e Flora de Malpelo
Paisagem Cultural do Café da Colômbia



CONGO (República Democrática do Congo)
Parque nacional de Virunga
Parque nacional da Garamba
Parque nacional de Kahuzi-Biega
Parque nacional da Salonga
Reserva de fauna dos ocapis



CORÉIA DO NORTE
Complexo de Túmulos Koguryo (2004)



CORÉIA DO SUL
Gruta de Seokguram e Templo de Bulguksa
Templo de Haeinsa e o Janggyeong Panjeon, Depósito dos blocos de madeira Tripitaka Koreana
Santuário de Chongmyo
Complexo de Palácios de Ch'angdokkgung
Fortaleza de Hwasong
Áreas Históricas de Gyeongiu
Sítios dos Dólmenes de Gochang, Hwasun, e Ganghwa
Ilha Vulcânica e Tubos de Lava de Jeju
Túmulos Reais da Dinastia Joseon
Aldeias Históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong



COSTA DO MARFIM
Reserva natural integral do Monte Nimba
Parque nacional de Taï
Parque nacional do Comoé



COSTA RICA
Reservas da Cordilheira de Talamanca-La Amistad/Parque Nacional La Amistad
Parque Nacional da Ilha do Coco
Zona de Conservação de Guanacaste



CROÁCIA
Núcleo Histórico de Split com o Palácio de Diocleciano
Parque Nacional Plitvice
Cidade Antiga de Dubrovnik
Conjunto Episcopal da Basílica Eufrasiana no Centro Histórico de Porec
Cidade Histórica de Trogir
Catedral de São Tiago de Šibenik
Planície de Stari Grad



CUBA
Cidade Antiga de Havana e suas Fortificações
Trinidad e Vale de los Ingenios
Castelo de San Pedro de la Roca, Santiago de Cuba
Parque Nacional Desembarco del Granma
Vale de Viñales
Paisagem Arqueológica das Primeiras Plantações de Café do Sudeste de Cuba
Parque Nacional Alejandro de Humboldt
Centro Histórico Urbano de Cienfuegos
Centro Histórico de Camagüey



DINAMARCA
Túmulos, Pedras Rúnicas e Igreja de Jelling
Catedral de Roskilde
Castelo de Kronborg
Fiorde de Ilulissat



DOMINICA
Parque Nacional de Morne Trois Pitons



EGITO
Ruínas de Abu Mena
Cairo islâmico
Mênfis e a sua necrópole - Complexo de pirâmides de Gizé a Dahchur
Monumentos Núbios de Abu Simbel a Filas
Antiga Tebas e sua necrópole
Área de Santa Catarina
Wadi Al-Hitan ("Vale das Baleias")



EL SALVADOR
Sítio Arqueológico de Joya de Ceren



EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
Sítios culturais de Al Ain (Hafit, Hili, Bidaa Bint Saud e os oásis)



EQUADOR
Ilhas Galápagos
Cidade de Quito
Parque Nacional Sangay
Centro Histórico de Santa Ana de los Ríos de Cuenca



ESLOVÁQUIA
Banská Štiavnica
Castelo de Spiš e seus monumentos culturais associados (1993); extensão ao Centro Histórico de Levoca
Vlkolínec
Grutas Cársicas de Aggtelek e da Eslováquia
Reserva de Conservação da Cidade de Bardejov
Florestas Primárias De Faia Dos Cárpatos
Igrejas de Madeira dos na parte eslovaca dos Montes Cárpatos



ESLOVÊNIA
Grutas de Škocjan
Sítios Palafíticos Pré-Históricos Ao Redor Dos Alpes



ESPANHA
Alhambra, Generalife e Albaicín, Granada
Catedral de Burgos
Centro Histórico de Córdova
Mosteiro e Sítio do Escorial
Obras de Antoni Gaudí
Caverna de Altamira
Monumentos de Oviedo e do Reino das Astúrias
Cidade Antiga de Ávila com suas Igrejas Extra-muros
Rota de Santiago de Compostela
Cidade Antiga de Segóvia e seu Aqueduto
Arquitectura Mudéjar de Aragão
Cidade Antiga de Cáceres
Cidade Histórica de Toledo
Parque Nacional de Garajonay
Catedral, Alcazar e Arquivo das Índias em Sevilha
Cidade Antiga de Salamanca
Mosteiro de Poblet
Caminho de Santiago de Compostela
Conjunto Arqueológico de Mérida
Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe
Parque Nacional de Doñana
Bolsa da Seda de Valência
Cidade Histórica Fortificada de Cuenca
Cidades Renascentistas de Úbeda e Baeza na província de Jaén, região da Andaluzia
Las Médulas
Mosteiros de San Millán de Yuso e de Suso
Palácio da Música Catalã e Hospital de Sant Pau, Barcelona
Monte Perdido, Pirenéus
Arte rupestre da Bacia Mediterrânica da Península Ibérica
Universidade e Bairro Histórico de Alcalá de Henares
Ibiza, Biodiversidade e Cultura
San Cristóbal de La Laguna
Igrejas Românicas Catalãs do Vall de Boí
Conjunto Arqueológico de Tárraco
Palmeiral de Elche
Muralhas Romanas de Lugo
Sítio Arqueológico de Atapuerca
Paisagem Cultural de Aranjuez
Conjuntos Monumentais Renascentistas de Úbeda e Baeza
Ponte de Vizcaya
Parque Nacional do Teide
Torre de Hércules
Paisagem Cultural da Serra de Tramuntana



ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Mesa Verde
Parque Nacional de Yellowstone
Independence Hall
Kluane/Wrangell-St Elias/Baía Glacier/Tatshenshini-Alsek
Parque Nacional Everglades
Parque Nacional do Grand Canyon
Parque Nacional Redwood
Parque Nacional de Mammoth Cave
Parque Nacional Olímpico
Sítio Histórico Estadual dos Cahokia Mounds
Fortaleza e Sítio Histórico de San Juan em Porto Rico
Parque Nacional das Great Smoky Mountains
Parque Nacional de Yosemite
Estátua da Liberdade
Monticello e Universidade da Virgínia em Charlottesville
Parque Nacional dos Vulcões do Havaí
Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco
Pueblo de Taos
Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier
Parque Nacional das Grutas de Carlsbad
Papahanaumokuakea



ESTÔNIA
Centro Histórico de Tallinn
Arco Geodésico de Struve



ETIÓPIA
Igrejas Escavadas na Rocha de Lalibela
Parque Nacional do Simien
Cidade-fortaleza de Fasil Ghebbi
Ruínas de Aksum
Vale Inferior do Awash
Vale Inferior do Omo
Sítio arqueológico de Tiya
Cidade Histórica Fortificada de Harar Jugol
Paisagem Cultural da Região de Konso



FILIPINAS
Parque Marinho do Recife de Tubbataha e Parque Natural dos Recifes de Tubbataha
Igrejas Barrocas das Filipinas
Arrozais em terraços das Cordilheiras das Filipinas
Cidade Histórica de Vigan
Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa



FINLÂNDIA
Rauma Antiga
Fortaleza de Suomenlinna
Igreja Antiga de Petäjävesi
Fábrica de Madeira e Cartão de Verla
Sitío Funerário da Idade do Bronze de Sammallahdenmäki
Arco Geodésico de Struve
Costa Alta e Arquipélago Kvarken



FRANÇA
Basílica e Colina de Vézelay
Catedral de Chartres
Grutas Decoradas do Vale do Vézère
Mont-Saint-Michel e a sua Baía
Palácio e Parque de Versailles
Abadia Cisterciense de Fontenay
Catedral de Amiens
Monumentos Romanos e Românicos de Arles
Palácio e Parque de Fontainebleau
Teatro Antigo e seus Arredores e Arco do Triunfo de Orange
Salina Real de Arc-et-Senans (1982); extensão às Grandes Salinas de Salins-les-Bains
Cabo Girolata, Cabo Porto, Reserva Natural de Scandola e Calanches de Piana na Córsega
Igreja de Saint-Savin-sur-Gartempe
Place Stanislas, Place de la Carrière e Place d'Alliance em Nancy
Pont du Gard
Grande Île, Estrasburgo
Catedral Notre-Dame de Reims, Antiga Abadia Saint-Remi e Palácio de Tau, Reims
Paris, Margens do Sena
Catedral de Bourges
Centro Histórico de Avinhão
Canal do Midi
Monte Perdido, Pirenéus
Cidade Histórica Fortificada de Carcassonne
Caminhos de Santiago de Compostela em França
Sítio Histórico de Lião
Campanários da Bélgica e da França
Jurisdição de Saint-Emilion
Vale do Loire entre Sully-sur-Loire e Chalonnes
Provins, Vila Franca Medieval
Le Havre, a Cidade Reconstruída por Auguste Perret
Bordéus, Porto da Lua
Fortificações de Vauban
Cidade Episcopal de Albi
Picos, circos e escarpas da Ilha da Reunião
Causses e Cevenas, Paisagem Cultural Agro-pastorícia Mediterrânica
Sítios Palafíticos Pré-Históricos Ao Redor Dos Alpes



GABÃO
Ecossistema e Paisagem Cultural Relíquia de Lopé-Okanda



GÂMBIA
Ilha James e sítios associados
Círculos de pedra da Senegâmbia



GANA
Fortalezas e Castelos das regiões Volta, Greater Accra, Central e Western
Edifícios Tradicionais da Civilização Ashanti



GEÓRGIA
Catedral de Bagrati e Mosteiro de Gelati
Monumentos Históricos de Mtskheta
Alto Svaneti



GRÉCIA
Templo de Apolo Epicuro em Bassae
Acrópole de Atenas
Sítio Arqueológico de Delfos
Mosteiros de Metéora
Monte Athos
Monumentos Paleocristãos e Bizantinos de Tessalónica
Sítio Arqueológico de Epidauro
Cidade Medieval de Rodes
Mystras
Sítio Arqueológico de Olímpia
Delos
Mosteiros de Daphni, Hossios Luckas e Nea Moni de Chios
Pythagoreion e Heraion de Samos
Sítio Arqueológico de Vergina
Centro Histórico (Chorá) com o Mosteiro de São João o Teólogo e a Caverna do Apocalipse na Ilha de Patmos
Sítios Arqueológicos de Micenas e Tirinto
Antiga Cidade de Corfu



GUATEMALA
Parque Nacional de Tikal
Antigua Guatemala
Parque Arqueológico e Ruínas de Quirigua



GUINÉ
Reserva Natural Integral do Monte Nimba



HAITI
Parque Nacional Histórico - Cidadela, Sans-Souci , Ramiers



HONDURAS
Sítio Maia de Copán
Reserva da Biosfera de Río Plátano



HUNGRIA
Budapeste, com as Margens do Danúbio, o Bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy
Antiga Vila de Hollókö e seu Ambiente
Grutas Cársicas de Aggtelek e da Eslováquia
Abadia Beneditina Milenar de Pannonhalma e seu Ambiente Natural
Parque Nacional de Hortobágy - a Puszta
Necrópole Paleocristã de Pécs (Sopianae)
Paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee
Paisagem Cultural Histórica da Região Vinícola de Tokaj



IÊMEN
Cidade Antiga de Shibam
Cidade Antiga de Sana
Cidade Histórica de Zabid
Arquipélago de Socotorá



ILHAS MARSHALL
Atol de Bikini, local de testes nucleares



ILHAS SALOMÃO
East Rennell



ÍNDIA
Forte de Agra
Grutas de Ajanta
Grutas de Ellora
Taj Mahal
Conjunto Monumental de Mahabalipuram
Templo do Sol em Konarak
Parque Nacional de Kaziranga
Parque Nacional de Keoladeo
Santuário de Fauna de Manas
Igrejas e Conventos de Goa
Conjunto Monumental de Hampi
Conjunto de Templos de Khajuraho
Fatehpur Sikri
Conjunto de Monumentos de Pattadakal
Grutas de Elephanta
Grandes Templos Vivos de Chola
Parque Nacional dos Sundarbans
Parques Nacionais de Nanda Devi e do Vale das Flores
Monumentos Budistas de Sânchî
Qutb Minar e seus Monumentos, Deli
Túmulo de Humayun, Deli
Caminhos de Ferro de Montanha na Índia
Conjunto do Templo de Mahabodhi em Bodhgaya
Abrigos na Rocha de Bhimbetka
Estação Chhatrapati Shivaji (Antiga Estação Victoria)
Parque Arqueológico de Champaner-Pavagadh
Conjunto do Forte Vermelho
Jantar Mantar de Jaipur



INDONÉSIA
Conjunto de Borobudur
Conjunto de Prambanan
Parque Nacional de Komodo
Parque Nacional de Ujung Kulon
Sítio dos primeiros homens de Sangiran
Parque Nacional de Lorentz
Património das florestas tropicais ombrófilas de Sumatra



IRÃ
Tchogha Zanbil
Persépolis
Meidan Emam, Esfahan
Takht-e Sulaiman
Pasárgada
Bam e sua Paisagem Cultural
Soltaniyeh
Bisotun
Conjuntos Monásticos Arménios no Irã
Sistema Hidráulico Histórico de Shushtar
Conjunto do Bazar Histórico de Tabriz
Conjunto do Khanegah e do Santuário do Xeque Safi al-Din em Ardabil
O Jardim Persa



IRAQUE
Hatra
Assur (Qal'at Sherqat)
Cidade Arqueológica de Samarra



IRLANDA
Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne
Skellig Michael



ISLÂNDIA
Parque Nacional Þingvellir
Surtsey



ISRAEL
Massada
Cidade Antiga de Acre
Cidade Branca de Tel Aviv - o Movimento Moderno
Rota do Incenso - Cidades do Deserto do Neguev
Tels Bíblicas - Megiddo, Hazor, Beer-Sheba
Lugares Santos Bahá’is em Haifa e Galileia Ocidental



ITÁLIA
Arte Rupestre do Val Camonica
Centro Histórico de Roma, Propriedades da Santa Sé e Basílica de São Paulo Extramuros
Igreja e Convento Dominicano de Santa Maria delle Grazie com "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci
Centro Histórico de Florença
Piazza del Duomo, Pisa
Veneza e sua Laguna
Centro Histórico de San Gimignano
I Sassi di Matera
Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto
Centro Histórico de Siena
Centro Histórico de Nápoles
Crespi d'Adda
Ferrara, Cidade do Renascimento, e o seu Delta do Pó
Castel del Monte
Centro Histórico da Cidade de Pienza
Trulli de Alberobello
Monumentos Paleocristãos de Ravenna
Catedral, Torre Civica e Piazza Grande, Modena
Costa Amalfitana
Jardim Botânico de Pádua
Palácio Real do Século XVIII de Caserta com o Parque, o Aqueduto de Vanvitelli, e o Conjunto de San Leucio
Portovenere, Cinque Terre e as Ilhas (Palmaria, Tino e Tinetto)
Residências da Casa de Sabóia
Su Nuraxi de Barumini
Villa Romana de Casale
Zona Arqueológica de Agrigento
Zonas Arqueológicas de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata
Centro Histórico de Urbino
Parque Nacional do Cilento e do Vale de Diano, com os Sítios Arqueológicos de Paestum e Velia e a Cartuxa de Padula
Zona Arqueológica e Basílica Patriarcal de Aquileia
Villa Adriana
Assis, Basílica de São Francisco e outros Sítios Franciscanos
Ilhas Eólias
Cidade de Verona
Villa d'Este
Cidades do Barroco Tardio do Val di Noto
Sacri Monti do Piemonte e da Lombardia
Necrópoles Etruscas de Cerveteri e Tarquinia
Vale de Orcia
Siracusa e a Necrópole Rochosa de Pantalica
Génova: Le Strade Nuove e o sistema dos Palazzi dei Rolli
Mântua e Sabbioneta
Caminho-de-ferro Récio na Paisagem da Albula e da Bernina
Dolomitas
Longobardos na Itália. Locais do poder (568-774 d.C.)
Sítios Palafíticos Pré-Históricos Ao Redor Dos Alpes



JERUSALÉM
Cidade Antiga de Jerusalém e seus Muros



JORDÂNIA
Petra
Qusair Amra
Um er-Rasas (Kastrom Mefa'a)
Área Protegida de Wadi Rum



KIRIBATI
Área Protegida das Ilhas Fénix



LAOS
Cidade de Luang Prabang
Vat Phou e Assentamentos Antigos Associados dentro da Paisagem Cultural de Champassak



LETÔNIA
Centro Histórico de Riga
Arco Geodésico de Struve



LÍBANO
Anjar
Baalbek
Biblos
Tiro
Ouadi Qadisha (ou Vale Santo) e a Floresta de Cedros de Deus (Horsh Arz el-Rab)



LÍBIA
Sítio Arqueológico de Cirene
Sítio arqueológico de Leptis Magna
Sítio arqueológico de Sabratha
Sítios de Arte Rupestre de Tadrart Acacus
Antiga Cidade de Gadamés



LITUÂNIA
Centro Histórico de Vilnius
Istmo da Curlândia
Sítio Arqueológico de Kernave (Reserva Cultural de Kernave)
Arco Geodésico de Struve



LUXEMBURGO
Cidade de Luxembourgo: Bairros Antigos e Fortificações



MACEDÔNIA
Região Natural, Histórica e Cultural de Ohrid



MADAGASCAR
Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha
Colina Real de Ambohimanga
Floresta Tropical Húmida de Atsinanana



MALÁSIA
Parque Kinabalu
Parque Nacional Gunung Mulu
Malaca e George Town, Cidades Históricas dos Estreitos de Malaca



MALAWI
Parque Nacional do Lago Malawi
Arte rupestre de Chongoni



MALTA
Hipogeu de Hal Saflieni
Templos Megalíticos de Malta
Cidade de Valletta



MALI
Timbouctou
Antigas Cidades de Djenné
Falésias de Bandiagara (Terra dos Dogon)
Túmulo de Askia



MARROCOS
Medina de Fez
Medina de Marraquexe
Ksar de Ait-Ben-Haddou
Cidade Histórica de Meknès
Medina de Tétouan(antiga Titawin)
Sítio Arqueológico de Volubilis
Medina de Essaouira (Antiga Mogador)
Cidade Portuguesa de Mazagão (El Jadida)



MAURÍCIO
Aapravasi Ghat
Paisagem Cultural de Le Morne



MAURITÂNIA
Parque Nacional do Banco de Arguim
Antigos Ksour de Ouadane, Chinguetti, Tichitt e Oualata



MÉXICO
Centro Histórico da Cidade do México e Xochimilco
Centro Histórico de Oaxaca e Sítio Arqueológico de Monte Albán
Centro Histórico de Puebla
Cidade Pré-Hispânica de Teotihuacan
Cidade Pré-Hispânica e Parque Nacional de Palenque
Sian Ka'an
Cidade Histórica de Guanajuato e Minas Adjacentes
Cidade Pré-Hispânica de Chichén-Itzá
Centro Histórico de Morelia
Cidade Pré-Hispânica de El Tajín
Centro Histórico de Zacatecas
Pinturas Rupestres da Serra de São Francisco
Santuário de Baleias de El Vizcaino
Primeiros Mosteiros do Século XVI nas Encostas do Popocatepetl
Cidade Pré-Hispânica de Uxmal
Zona de Monumentos Históricos de Querétaro
Hospício Cabañas, Guadalajara
Zona Arqueológica de Paquimé, Casas Grandes
Zona de Monumentos Históricos de Tlacotalpan
Cidade Histórica Fortificada de Campeche
Zona de Monumentos Arqueológicos de Xochicalco
Antiga Cidade Maia de Calakmul, Campeche
Missões Franciscanas na Sierra Gorda de Querétaro
Casa-estúdio de Luis Barragán
Ilhas e Áreas Protegidas do Golfo da Califórnia
Paisagem de Agave e Antigas Instalações Industriais de Tequila
Campus Central da Cidade Universitária da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM)
Reserva da Biosfera Borboleta-monarca
Cidade Fortificada de San Miguel e Santuário de Jesus Nazareno de Atotonilco
Camino Real de Tierra Adentro
Cavernas Pré-históricas de Yagul e Mitla no Vale Central de Oaxaca



MOÇAMBIQUE
Ilha de Moçambique



MOLDÁVIA
Arco Geodésico de Struve



MONGÓLIA
Paisagem Cultural do Vale de Orkhon
Bacia do Uvs Nuur
Conjuntos Petroglíficos do Altai Mongol



MONTENEGRO
Região Natural, Cultural e Histórica de Kotor
Parque Nacional Durmitor



NAMÍBIA
Twyfelfontein ou Ui-aes



NEPAL
Parque Nacional Sagarmatha
Vale de Kathmandu
Parque Nacional de Real de Chitwan
Lumbini, local do nascimento de Buda



NICARÁGUA
Ruínas de León Viejo
Catedral de León



NÍGER
Reserva natural de Aïr e do Ténéré
Parque Nacional W do Níger



NIGÉRIA
Paisagem Cultural de Sukur
Bosque Sagrado de Osun-Osogbo



NORUEGA
Bryggen (Bergen)
Igreja de madeira de Urnes
Cidade Mineira de Røros e Circunferência
Sítios de Arte Rupestre de Alta
Vegaøyan - Arquipélago de Vega
Arco Geodésico de Struve
Fiordes do Oeste da Noruega - Geirangerfjord e Nærøyfjord



NOVA CELEDÔNIA
Lagoas da Nova Caledônia



NOVA ZELÂNDIA
Parque Nacional de Tongariro
Te Wahipounamu - Sudoeste da Nova Zelândia
Ilhas Subantárcticas Neozelandesas



OMÃ
Forte de Bahla
Sítios arqueológicos de Bat, Al-Khutm e Al-Ayn
Santuário do Órix da Arábia
Rota do Incenso
Sistemas de Irrigação Aflaj



PAÍSES BAIXOS
Schokland e Arredores
Linha de Defesa de Amesterdão
Rede de Moinhos de Kinderdijk-Elshout
Zona Histórica de Willemstad, Cidade Antiga e Porto, Antilhas Holandesas
Ir.D.F. Woudagemaal (Estação de Bombagem a Vapor de D.F. Wouda)
Pólder de Beemster
Casa Rietveld Schröder
Mar de Wadden
Zona dos Canais Concêntricos do Século XVII no Interior do Singlegracht em Amesterdão



PANAMÁ
Fortificações do Lado Caribe do Panamá: Portobelo-San Lorenzo
Parque Nacional Darien
Reservas da Cordilheira de Talamanca-La Amistad/Parque Nacional La Amistad
Sítio Arqueológico de Panamá Viejo e Distrito Histórico do Panamá
Parque Nacional Coiba e a sua Zona Especial de Protecção Marinha



PAPUA-NOVA GUINÉ
Antiga Área Agrícola de Kuk



PAQUISTÃO
Ruínas Arqueológicas de Moenjodaro
Ruínas Budistas de Takht-i-Bahi e Vestígios de Sahr-i-Bahlol
Taxila
Forte e Jardins de Shalimar em Lahore
Monumentos Históricos de Thatta
Forte de Rohtas



PARAGUAI
Missões Jesuítas de La Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de Tavarangue



PERU
Santuário Histórico de Machu Picchu
Cidade de Cuzco
Parque Nacional de Huascarán
Sítio Arqueológico de Chavin
Zona Arqueológica de Chan Chan
Parque Nacional de Manú
Centro Histórico de Lima
Parque Nacional do Rio Abiseo
Linhas e Geóglifos de Nasca e das Pampas de Jumana
Canyon do Colca
Centro Histórico da Cidade de Arequipa
Monastério de Santa Catarina da Siena
Cidade Sagrada de Caral-Supe



POLÔNIA
Centro Histórico de Cracóvia
Minas de Sal de Wieliczka
Campo de Concentração de Auschwitz
Parque Nacional Bialowieza / Belovezhskaya Pushcha
Centro Histórico de Varsóvia
Cidade Antiga de Zamosc
Castelo da Ordem Teutónica de Malbork
Cidade Medieval de Torun
Kalwaria Zebrzydowska: Conjunto Arquitectónico Maneirista e Paisagístico e Parque de Peregrinação
Igrejas da Paz em Jawor e Swidnica
Igrejas de Madeira do Sul da Pequena Polónia
Parque Muskauer-Muzakowski
Salão do Centenário em Wroclaw



PORTUGAL
Centro Histórico de Angra do Heroísmo
Mosteiro dos Jerónimos
Torre de Belém
Mosteiro da Batalha
Convento de Cristo
Centro Histórico de Évora
Mosteiro de Alcobaça
Paisagem Cultural de Sintra
Centro Histórico do Porto
Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa
Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira
Centro Histórico de Guimarães
Região Vinhateira do Alto Douro
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico



QUÊNIA
Parque Nacional e Floresta Natural do Monte Quénia
Parques Nacionais do Lago Turkana
Antiga Cidade de Lamu
Kayas das Florestas Sagradas dos Mijikenda
Sistema de lagos do Quénia no Grande Vale do Rifte
Forte Jesus de Mombaça



QUIRGUISTÃO
Montanha Sagrada de Sulamain-Too



REINO UNIDO
Catedral e Castelo de Durham
Castelos-fortes e Fortificações do Rei Eduardo I no Antigo Principado de Gwynedd
Calçada dos Gigantes e sua Costa
Desfiladeiro de Ironbridge
St Kilda
Parque de Studley Royal com as Ruínas da Abadia de Fountains
Stonehenge, Avebury e Sítios Associados
Fronteiras Do Império Romano
Palácio de Blenheim
Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e Igreja de Santa Margarida
Cidade de Bath
Catedral de Cantuária, Abadia de Santo Agostinho e Igreja de São Martinho, em Cantuária
Ilha Henderson
Torre de Londres
Ilhas Gough e Inacessível
Cidade Antiga e Cidade Nova de Edimburgo
Greenwich Marítima
Coração Neolítico das Órcades
Paisagem Industrial de Blaenavon
Cidade Histórica de Saint George e Fortificações Relacionadas, Bermudas
Costa de Dorset e East Devon
New Lanark
Saltaire
Moinhos do Vale do Derwent
Jardins Botânicos Reais de Kew
Cidade Mercantil Marítima de Liverpool
Paisagem Mineira da Cornualha e de Devon Ocidental
Canal e Aqueduto Pontcysyllte



REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA
Parque Nacional de Manovo-Gounda St. Floris



REPÚBLICA CHECA
Centro Histórico de Praga
Centro Histórico de Ceský Krumlov
Centro Histórico de Telc
Igreja de Peregrinação de São João Nepomuceno em Zelená Hora
Kutná Hora: Centro Histórico com a Igreja de Santa Bárbara e a Catedral de Nossa Senhora em Sedlec
Paisagem Cultural de Lednice-Valtice
Jardins e Castelo de Kromeríž
Reserva da Aldeia Histórica de Holašovice
Castelo de Litomyšl
Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc
Vila Tugendhat em Brno
Bairro Judeu e Basílica de São Procópio em Trebíc



REPÚBLICA DOMINICANA
Cidade Colonial de Santo Domingo



ROMÊNIA
Delta do Danúbio
Igrejas da Moldávia
Mosteiro de Horezu
Aldeias com Igrejas Fortificadas da Transilvânia
Centro Histórico de Sighisoara
Igrejas de Madeira de Maramures
Fortalezas Dácias nos Montes Orastie



RÚSSIA
Centro Histórico de São Petersburgo e Conjuntos Monumentais Relacionados
Kizhi Pogost
Kremlin e Praça Vermelha, Moscovo
Conjunto Histórico, Cultural e Natural das Ilhas Solovetsky
Monumentos de Vladimir e de Suzdal
Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores
Conjunto Arquitectónico e Monástico da Trindade-São Sérgio em Sergiev Posad
Igreja da Ascensão em Kolomenskoye
Florestas Virgens de Komi
Lago Baikal
Vulcões de Kamchatka
Montanhas Douradas do Altai
Cáucaso Ocidental
Conjunto do Mosteiro de Ferapontov
Complexo Arquitectónico e Histórico do Kremlin de Kazan
Istmo da Curlândia
Sikhote-Alin Central
Bacia do Uvs Nuur
Cidadela, Cidade Antiga e Fortaleza de Derbent
Conjunto Monástico de Novodevichy
Sistema Natural da Reserva da Ilha de Wrangel
Arco Geodésico de Struve
Centro Histórico da Cidade de Yaroslavl
Planalto Putorana



SAN MARINO
Centro Histórico de San Marino e Monte Titano



SANTA LÚCIA
Área de Gestão Ambiental dos Pitons



SÃO CRISTÓVÃO E NEVES
Parque Nacional da Fortaleza de Brimstone Hill



SENEGAL
Ilha de Gorée
Santuário Nacional de Aves de Djoudj
Parque Nacional de Niokolo-Koba
Ilha de Saint Louis
Círculos de pedra da Senegâmbia
Delta do Saloum



SÉRVIA
Antiga Ras e Sopocani
Mosteiro de Studenica
Monumentos Medievais do Kosovo
Gamzigrad-Romuliana, Palácio de Galério



SEYCHELLES
Atol de Aldabra
Reserva da Natureza do Vallée de Mai



SÍRIA
Cidade Antiga de Damasco
Cidade Antiga de Bosra
Sítio de Palmira
Cidade Antiga de Alepo
Krak des Chevaliers e Fortaleza de Saladino
Aldeias Antigas do Norte da Síria



SRI LANKA
Cidade Santa de Anuradhapura
Cidade Antiga de Polonnaruva
Cidade Antiga de Sigiriya
Reserva Florestal Sinharaja
Cidade Sagrada de Kandy
Cidade Antiga de Galle e suas fortificações
Templo Dourado de Dambulla
Planaltos Centrais do Sri Lanka



SUDÃO
Colina de Gebel Barkal e Sítios Arqueológicos de Napata
Sítios Arqueológicos da Ilha de Meroe



SUÉCIA
Domínio Real de Drottningholm
Birka e Hovgården
Forjas de Engelsberg
Gravuras Rupestres de Tanum
Skogskyrkogården
Cidade Hanseática de Visby
Aldeia-igreja de Gammelstad, Luleå
Região da Lapónia
Porto Naval de Karlskrona
Costa Alta e Arquipélago Kvarken
Paisagem Agrícola do Sul de Öland
Área Mineira da Grande Montanha de Cobre em Falun
Estação de Rádio de Varberg
Arco Geodésico de Struve



SUÍÇA
Convento Beneditino de São João em Müstair
Convento de São Galo
Cidade Antiga de Berna
Três Castelos, Muralhas e Defesas do Burgo de Bellinzona
Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn
Monte San Giorgio
Lavaux, Vinhas em socalcos junto ao Lago Lemano
Caminho-de-ferro Récio na Paisagem da Albula e da Bernina
Alto Lugar Tectónico Suíço Sardona
La Chaux-de-Fonds/Le Locle, Urbanismo relojoeiro
Sítios Palafíticos Pré-Históricos Ao Redor Dos Alpes



SURINAME
Reserva Natural do Suriname Central
Centro Histórico da Cidade de Paramaribo



TAILÂNDIA
Santuários de Fauna de Thungyai-Huai Kha Khaeng
Cidade Histórica de Ayutthaya
Cidade Histórica de Sukhothai e Cidades Históricas Associadas
Sítio Arqueológico de Ban Chiang
Complexo de Florestas de Dong Phayayen-Khao Yai



TAJIQUISTÃO
Sítio proto-urbano de Sarazm



TANZÂNIA
Zona de Conservação de Ngorongoro
Parque Nacional de Serengeti
Ruínas de Kilwa Kisiwani e de Songo Mnara
Reserva de Caça de Selous
Parque Nacional do Kilimanjaro
Cidade de Pedra de Zanzibar
Sítio de Arte Rupestre de Kondoa



TOGO
Koutammakou, País dos Batammariba



TUNÍSIA
Anfiteatro de El Djem
Medina de Tunes
Sítio Arqueológico de Cartago
Parque Nacional de Ichkeul
Cidade Púnica de Kerkuane e sua Necrópole
Cidade de Kairouan
Medina de Sousse
Dougga/Thugga



TURCOMENISTÃO
Parque Nacional Histórico e Cultural da "Merv Antiga"
Kunya-Urgench
Fortalezas Partas de Nisa



TURQUIA
Grande Mesquita e Hospital de Divrigi
Parque Nacional de Göreme e Sítios Rupestres da Capadócia
Zonas Históricas de Istambul
Hattusa: a Capital Hitita
Nemrut Dag
Xanthos-Letoon
Hierápolis-Pamukkale
Cidade de Safranbolu
Sítio Arqueológico de Tróia
Complexo da Mesquita de Selimye em Edirne



UCRÂNIA
Kiev: Catedral de Santa Sofia de Kiev, Conjunto de Edificações Monásticas e Monastério de Kiev-Petchersk
L'viv: Conjunto do Centro Histórico
Arco Geodésico de Struve
Florestas Primárias De Faia Dos Cárpatos
Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia



UGANDA
Parque Nacional Impenetrável de Bwindi
Montes Ruwenzori
Túmulos dos Reis do Buganda em Kasubi



URUGUAI
Bairro Histórico da Cidade de Colonia del Sacramento



UZBEQUISTÃO
Itchan Kala
Centro Histórico de Bukhara 
Centro Histórico de Shakhrisyabz
Samarcanda - Cruzamento de Culturas



VANUATU
Domínio do Chefe Roi Mata



VATICANO
Centro Histórico de Roma, Propriedades da Santa Sé nesta Cidade que gozam de Estatuto Extra-territorial e Basílica de São Paulo Extramuros
Cidade do Vaticano



VENEZUELA
Coro e seu Porto
Parque Nacional Canaíma
Cidade Universitária de Caracas



VIETNÃ
Conjunto de Monumentos de Hu?
Baía de Ha Long
Cidade Antiga de Hoi An
Santuário de Mi-sön
Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang
Setor central da Cidadela Imperial de Thang Long - Hanoi
Cidadela da Dinastia Ho



ZÂMBIA
Mosi-oa-Tunya / Cataratas Vitória



ZIMBÁBUE
Parque Nacional de Mana Pools e Áreas de Safari de Sapi e Chewore
Monumento Nacional do Grande Zimbabwe
Ruínas de Khami
Mosi-oa-Tunya / Cataratas Vitória
Colinas de Matobo


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!