06 janeiro 2012

1001 Filmes: Alucinações Do Passado (Jacob's Ladder)


DIREÇÃO: Adrian Lyne;
ANO: 1990;
GÊNEROS: Terror, Thriller e Suspense;
NACIONALIDADE: EUA;
IDIOMA: inglês;
ROTEIRO: Bruce Joel Rubin;
BASEADO EM: em ideia de Adrian Lyne;
PRINCIPAIS ATORES: Tim Robbins (Jacob Singer); Elizabeth Peña (Jezzie); Danny Aiello (Louis); Matt Craven (Michael); Pruitt Taylor Vince (Paul); Jason Alexander (Geary); Ving Rhames (George); Macaulay Culkin (Gabe); Patricia Kalember (Sarah); Eriq La Salle (Frank); Brian Tarantina (Doug); Anthony Alessandro (Rod); Brent Hinkley (Jerry); S. Epatha Merkerson (Elsa); Suzanne Shepherd (Recepcionista Do Hospital) e Doug Barron (Líder Do Grupo De Apoio).




SINOPSE: "Jacob (Tim Robbins) é um ex-soldado no qual a Guerra do Vietnã deixou marcas profundas e irreversíveis. Constantemente Jacob vê seres estranhos ameaçando-o de morte, com suas lembranças do passado ao lado de sua família se misturando a alucinações desconexas de algo que aconteceu na guerra e que alterou radicalmente sua percepção da realidade. Contando apenas com o apoio de sua namorada Jezebel (Elizabeth Peña) e de seu amigo Louis (Danny Aiello), Jacob tenta descobrir a causa verdadeira de seus delírios." (Adoro Cinema)


"O filme nos remete a três outros filmes já postados nessa seção: 'Platoon (Platoon, Oliver Stone, 1986)', 'Preso Na Escuridão (Abre Los Ojos, Alejandro Amenábar, 1997)' e 'Asas Do Desejo (Der Himmel Über Berlin, Wim Wenders, 1987)'. A ideia de contar os minutos finais da vida de alguém, mostrando relances do seu passado, não é original. Nem a forma como foi contada. Mas por outro lado, nos apresenta um personagem principal fascinante, ávido por descobrir o que lhe causa tanta dor, lembranças e visões aterrorizantes. Tim Robbins faz um belo trabalho neste filme, sempre nos dando a impressão que seu personagem poderá explodir a qualquer momento com tanta confusão em sua cabeça."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Jonathan Pereira





"Este filme de Adrian Lyne é extremamente perturbador com seu enredo e suas imagens fortes, deixando o espectador aguçado para querer descobrir o mistério que envolve o personagem principal, Jacob Singer, interpretado magnificamente pelo premiado ator Tim Robbins. Assim, sem contar o final do filme, posso dizer que a 'Escada De Jacob', como sugere o título original, nos mostra uma jornada rumo ao desapego terreno e à transcendência a uma forma de viver mais leve, livre e solta, deixando de lado os demônios que nos perseguem e aceitando o doce convite de um anjo para poder subir a escada rumo aos céus, ao paraíso. Com clara inspiração bíblica este filme nos remete quase a uma experiência espírita, falando de aceitação da morte e de experiências de purgatório, se desenrolando com uma sonoridade cheia de silêncios, nos embalando no ritmo que a trama pretende formar. Encontramos também o ator Danny Aiello (Louis, melhor amigo de Jacob) e Macaulay Culkin (Gabe, filho de Jacob), antes mesmo de ele ter seu estrelato com a série 'Esqueceram De Mim de Chris Columbus (Home Alone, 1990; Home Alone 2: Lost in New York, 1992)'. O diretor, Lyne, ótimo realizador, já dirigiu um dos melhores filmes sobre relacionamentos de casal já exibidos até hoje, em minha opinião, 'Infidelidade (Unfaithful, 2002)', e conseguiu sucesso com Jacob's Ladder, influenciando com esta obra Cult a criação do jogo 'Silent Hill' e a série de TV da ABC 'Lost' (2004-2010). Mais uma ótima dica de Thriller aqui no Teatro da Vida."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Kleber Godoy





Para entender o que são os '1001 Filmes', acesse a página explicativa.

Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre.






















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...