08 junho 2005

A Internet - Capítulo 4 - Google.com: o Deus virtual

Por Jonathan Pereira

Falar da maior empresa virtual, essa que nasceu na Internet e têm na rede, toda sua estrutura e sua ferramenta de trabalho, pode parecer fácil, mas não é. E a primeira, de muitas características impressionantes do Deus virtual, que mesmo sendo uma das maiores empresas no mundo hoje, tem apenas um escritório real, que está instalado na cidade de Mountain View, no estado norte-americano da Califórnia. É incrível, mas o Google demonstra que é possível manter o crescimento, ser líder no seu ramo de atividade, tendo toda sua empresa, colaboradores, clientes e usuários utilizando e trabalhando via Internet, sendo a rede a “única” forma de contato fácil entre os usuários e a empresa. Lógico que esse ingrediente não cabe para uma boa parcela das empresas existentes hoje no mundo, mas mostra que é possível ser forte sem ter um local fixo e real de trabalho e de referência, mostrando uma nova forma de trabalho e negócios.

Segundo definição do próprio site: “O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford em 1998. A companhia privada anunciou, em junho de 1999, ter assegurado US$ 25 milhões em consolidação de dívida flutuante de patrimônio líquido. Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros”.

Como sabemos, a sua maior vitrine e princípio de todo esse reinado começaram com o meta-buscador. “A tecnologia de busca inovadora do Google e o design elegante da interface com o usuário destaca o Google dos atuais mecanismos de busca de primeira-geração. Mais que usar apenas palavras-chaves ou tecnologia de meta-busca, o Google é baseado na avançada tecnologia PageRank™, que assegura que os resultados mais importantes sempre apareçam primeiro. Os métodos complexos e automatizados de pesquisa do Google impedem qualquer tipo de interferência humana, é estruturado de tal forma que ninguém consegue comprar uma posição mais alta ou solicitar alterações nos resultados”, dados retirados do próprio site.

Exatamente hoje, o meta-buscador vasculha e encontra informações, precisamente em 8.058.044.651 sites, com uma média de resposta em 0,05 segundos. Como a quantidade de informações disponíveis para buscas é infinita, o próprio Google traz algumas dicas de busca, afim de minimizar o retorno e maximizar o resultado esperado. Têm dicas de como buscar: livros, links em cache, fazer cálculos, definições, busca por tipos de arquivos (.pdf, .html, .doc, .jpeg etc), encontrar previews de filmes, busca pela história da notícia, busca utilizando perguntas, busca pelos números de patente e de base de dados, informações do tempo, traduções etc. Visite o link para saber como proceder em cada uma dessas possibilidades do meta-buscador: google.com/help/features.html.

É importante ressaltar o significado da palavra beta incluída juntamente com a maioria dos serviços do Google. No meio virtual, adotou-se a palavra beta para designar o serviço que ainda está em desenvolvimento, pesquisa e teste, ou seja, o serviço ainda não foi finalizado ou terminado. Voltando a falar dos serviços que o Google disponibiliza, o meta-buscador é apenas mais um dos vários serviços disponibilizados pela empresa Google. Veja abaixo alguns exemplos:


- Google AdSende e AdWords (em inglês e português / gratuito)
AdSense: “Obtenha mais receita com o seu site, além de oferecer aos seus visitantes uma experiência online mais recompensadora. O Google AdSense™ fornece automaticamente anúncios gráficos e de texto que são relacionados com precisão ao seu site e ao seu conteúdo. Na verdade, os anúncios são tão adaptados ao contexto, que os leitores realmente os considerarão úteis. E quando você acrescentar o Google WebSearch ao seu site, o AdSense também fornecerá anúncios direcionados às suas páginas de resultados de pesquisa. Com o AdSense, você obtém mais receita proveniente dos anúncios, com mínimo esforço e sem custo adicional”.
AdWords: “Com o Google AdWords, você pode alcançar as pessoas quando elas estiverem procurando ativamente seus produtos e serviços. Isso significa que você receberá visitantes e clientes direcionados. O sistema de preços de custo por clique significa que você só paga quando as pessoas clicam em seu anúncio - e é fácil controlar os custos”. Ambas definições do próprio site.

- Google Alerts (em inglês / beta / gratuito)
É um serviço de alerta via e-mail. Você define a periodicidade dos envios, as informações que deseja, e o Google Alerts te trará, além da informação atual, um histórico daquele determinado assunto, pessoa ou empresa.

- Google Answear (em inglês / pago)
“Faça uma pergunta. Ajuste seu preço. Receba sua resposta”.Você desenvolve a pergunta, envia ao Google e aproximadamente em 24 horas, depois de efetuar o pagamento de no mínimo R$ 6,50 por pergunta, os 500 investigadores envolvidos responderão à sua pergunta.

- Google Catalogs (em inglês / beta / gratuito)
Busca por catálogos de produtos. Com a utilização do mecanismo de busca do meta-buscador, basta você digitar o termo, e dentro de poucos segundos o mecanismo te trará uma relação de catálogos sobre o determinado produto ou serviço.

- Google Code (em inglês / gratuito)
Downloads de APIs e códigos de fonte abertos.

- Google Directory ou Google Diretório (em inglês e português / gratuito)
É a web organizada por tópicos em categorias. Nada de um monte de páginas, das mais diversas áreas agrupadas apenas pelo termo desejado. Aqui, ao digitar uma palavra você terá uma resposta mais trabalhada, ou seja, o seu termo estará presente em várias áreas do conhecimento, e essas áreas estarão expostas para você poder definir em qual delas prosseguir.

- Google Groups ou Google Grupos (em inglês e português / beta / gratuito)
Mais um ramo da comunicação virtual que o Google está se inserindo, os grupos de discussões. Na qual os já experientes MSN Groups e Yahho! Grupos dominam, ou dominavam essa outra forma de interligar pessoas e idéias. Resta apenas saber, quando o Google também vai tornar ícone neste ramo.

- Google Image Search ou Google Pesquisa de Imagens (em inglês e português / gratuito)
É o meta-buscador de imagens, vasculha mais de 1.187.630.000 dentre as imagens disponíveis na Internet.

- Google Labs (em inglês / gratuito)
Na verdade, esse é um link onde há vários outros serviços ainda em fase de testes, que foram desenvolvidos por coloboradores da empresa Google. Há serviços de: personalização de home-pages; um “historiador” de buscas feitas por você no Google; localização por GPS de carros, táxis e veículos; crie uma caixa de busca do Google dentro do seu site, onde a busca realizada se delimitará ao seu site; permita que seu micro faça parte de uma rede mundial de pesquisa disponibilizando-o para ser utilizado em cálculos necessários em pesquisas em todo mundo etc. Entre, use-os e dê o feedback ao pessoal do Google sobre os novos serviços.

- Google Local (em inglês / beta / gratuito)
Encontre negócios e serviços na Internet. Faça uma busca por um determinado serviço, por exemplo, pizza na Califórnia e receberá um retorno das pizzarias existentes no local indicado. Ou então, utilize-se do CEP para tornar a pesquisa mais efetiva e restrita. O sistema só faz buscas nos EUA, Canadá e Reino Unido, por enquanto.

- Google Maps (em inglês / beta / gratuito)
Serviço disponível, por enquanto, para os EUA e Canadá. São os mapas desses dois países digitalizados, que possibilitam o zoom de 15 vezes, permitindo ver nomes de ruas, lojas de departamento, restaurantes etc, dispostos nos mapas.

- Google Mobile (em inglês / gratuito)
São os serviços de meta-buscador de informações e imagens para telefone celular, ou telefone móveis, por isso o mobile no título do serviço. No qual, o meta-buscador realiza o trabalho em mais de oito bilhões de páginas e o Google Images em mais de 1 bilhão de imagens. Agora seu celular também vai ser uma central de informações e imagens!

- Google News (em inglês / beta / gratuito)
É o jornal virtual em tempo real do Google. Assim. como temos os portais de informação do Estadão, Folha, CNN etc, agora também temos o do Google. Porém, a versão beta ainda não disponibilizou esta ferramenta em língua portuguesa, mas já está disponível para 21 países e suas respectivas línguas, sendo que no Canadá há a versão inglesa e francesa, já que o país têm as duas línguas como oficiais.

- Google Prints (em inglês / beta / gratuito)
Procura por textos completos de livros. Sendo o objetivo maior da empresa Google em organizar a informação virtual existente no mundo, esse serviço extrapola esse objetivo, já que são possíveis através dele, buscar no mínimo índices de livros impressos através de palavras, expressões, nome, frases etc, e isso é possível devido o Google ter como colaboradores os próprios autores e editores que disponibilizam suas obras para o serviço virtual. Se você esqueceu o título, autoria, ano de publicação, casa publicadora e só lembra de uma frase do livro, seu problema poderá ser resolvido com este serviço.

- Google Scholar (em inglês / beta / gratuito)
É o meta-buscador inserido no mundo acadêmico. Permite-o buscar pela literatura escolar, incluindo pré-revisões, livros, preprints, resumos e relatórios técnicos. Encontre artigos de uma variedade de publicações acadêmicas, áreas de conhecimento e universidades.

- Google Software Downloads (em inglês / gratuito)
Aqui você pode baixar programas que agilizam o uso de alguns serviços disponibilizados pelo Google: você pode baixar uma caixa de pesquisa do meta-buscador, para toda vez que você acessar a Internet ele aparecer abaixo da caixa de endereços do browser; baixar um programa para fazer buscas por arquivos, e-mails etc dentro do seu micro; programa para organizar suas fotos no micro; notificador de novos e-mails do Gmail etc.

- Google Special Search (em inglês / gratuito)
São buscas especializadas. Neste caso você pode buscar em: serviços públicos, incluindo instituições educacionais e organizações não governamentais; pesquisa universitária, que trará informações de faculdades e universidades e; buscas especiais por empresas ou governos, no caso é possível fazer buscas dentro dos limites do: governo norte-americano (google.com/unclesam), Linux (google.com/linux), BSD (google.com/bsd), Apple Macintosh (google.com/mac) e Microsoft (google.com/microsoft).

- Google University Search (em inglês / gratuito)
Faz buscas em determinadas universidades e faculdades de todo mundo, possibilitando buscar informações dentro dos sites dessas instituições.

- Blogger (em inglês e português / gratuito)
O maior e melhor servidor para blog no mundo todo, agora que o Google é o novo dono do site, é possível ter um blog com quantidade ilimitada de comentários e postagens, com fácil manipulação e configuração, além de ter recursos avançados de interfaces.

- Froogle (em inglês / beta / gratuito)
É o shopping virtual. É um serviço que possibilita você encontrar os produtos que deseja, identificando as lojas que vendem o tal produto, mostrando fotos do produto pesquisado e produtos semelhantes.


- Gmail (em inglês e português / beta / gratuito)
"O Gmail representa uma tentativa de criar um novo conceito de webmail, baseado na idéia de que não é preciso excluir mensagens e qualquer mensagem deve ser localizada facilmente. Os recursos mais importantes são: use a pesquisa do Google para localizar a mensagem que você precisa, independente de quando ela foi enviada ou recebida; cada mensagem é agrupada com todas as suas respostas, e tudo é exibido como uma conversa e; não jogue nada fora, você tem mais de 2 gigabyte de espaço livre para nunca mais precisar excluir suas mensagens.

- Hello (em inglês / gratuito)
É a forma mais fácil, rápida e com qualidade de poder compartilhar suas fotos com seus amigos. É um programa, onde depois de feito o download e instalação, basta logar e convidar um amigo para ver suas fotos em tempo real, sem precisar baixá-la e sem perder a qualidade da foto.

- Keyhole (em inglês / pago)
Faça uma viagem pelo mundo conhecendo vários países, suas principais características, fotos via satélite em tempo real, principais restaurantes, hotéis etc sem sair de casa.

- Language Tools ou Ferramentas de Idioma (em inglês e português / gratuito)
Este serviço possibilita o usuário traduzir links, palavras, termos, frases, expressões e partes de texto em 8 idiomas, dentre eles o português brasileiro.

- Orkut (em inglês e português / beta / gratuito)
“O orkut é uma comunidade online que conecta pessoas através de uma rede de amigos confiáveis. Proporcionamos um ponto de encontro online com um ambiente de confraternização, onde é possível fazer novos amigos e conhecer pessoas que têm os mesmos interesses”. Definição retirada do próprio site. Porém, para ingressar no site é preciso receber um convite de alguém que já esteja nele. E assim, você poderá encontrar velhos amigos de infância, amigos recentes, amigos que estão fora do estado ou do país ou meros desconhecidos e reuní-los em um único local ou site. É hoje o maior site de relacionamento, com 6.146.390 usuários cadastrados, desses: 56,23% se declaram com idade entre 18 e 25 anos; 90,09% dizem estar procuram amigos no orkut; 50% dizem estar solteiros e 70,77% dizem morar no Brasil, sendo que os criadores do orkut, os norte-americanos ocupam a segunda posição com 7,11%.

- Picasa (em inglês / gratuito)
Programa para organizar, editar e compartilhar suas fotos no micro.

Bom, agora a conclusão sobre o Google fica por sua conta. Porém, com essa imensidão dá até medo de vasculhar tudo o que ele pode nos oferecer. Realmente um Deus virtual de causar inveja a muitos existentes na história da humanidade.

***

Capítulo Anterior: A Internet - E-commerce: da bolha ao realismo.
Próximo Capítulo: A Internet - E seu lado podre.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...