30 maio 2005

A Internet - Capítulo 2 - Comunicação virtual: malha mundial de relacionamento

Por Jonathan Pereira

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade. Desde as primeiras formas de comunicação, com os primatas que desenhavam nas pedras seu dia-a-dia, até os meios mais modernos como a Internet, o homem vem saboreando a alavancada da comunicação e interação entre as pessoas. Nesta evolução, a rede mundial de computadores vêm para deixar um marco. Não é exagero, mas pode ocasionar controversias, dizer que a comunicação se dividiu em: Antes da Internet (a.i.) e Depois da Internet (d.i.).

E este marco deve-se à forma explícita com que Internet age e interage com nós, seus usuários. Sua estrutura permitiu que a interação entre as pessoas acontecessem em tempo real, independente do espaço. Basta você se conectar à rede para ter acesso ao mundo virtual, da qual participam pessoas reais, que interagem com você de forma virtual. É um pouco confusso, você pode até nem entender o que eu quis dizer, mas sabe bem do que estou falando. Algumas ferramentas e programas surgem para maximizar ainda mais essa velocidade na troca de informações e interação entre os terráquios. Alguns exemplos:

1) Buscadores e Meta-buscadores:

São aquelas ferramentas que estão disponíveis na Internet, portanto, também denomina-se site, que têm por finalidade buscar informações diponibilizadas na rede através de mecanismos de indexação, repetição, prioridade etc.

Os três ícones deste tipo de ferramenta são: Google (google.com.br), Yahoo! (yahoo.com.br) e MSN Serch (search.msn.com.br). Sendo o primero, o mais completo buscador existente na Internet, detentor de 56,1% do mercado de buscadores com mais de 6 bilhões de termos disponíveis, dentre os três é o mais recente.

Há também buscadores com PHD, aqueles que fazem buscas em sites específicos em ciência e tecnologia, rastreando livros técnicos, publicações especializadas e banco de dados. Alguns exemplos são: SciELO (scielo.br), scirus (scirus.com) e Safari (safari.oreilly.com).

Ou então, buscadores específicos de blogs: Technorati (technorati.com), Feedster (feedster.com), Bloogz (bloogz.com) e TopLinks (toplinks.idearo.com.br).

2) Webmail ou e-mail:

Sendo direto e claro, é a romântica e histórica carta em formato virtual. Surgiu há 35 anos e logo foi incorporada a ArphaNet, onde tinha a função de transferir arquivos junto com pequenas mensagens. Quando o e-mail passou a ser usado comercialmente aqui no Brasil, cada usuário precisava pagar pelo serviço, e tinha a sua disposição para armazenamento os impressionantes e exagerados, para a época, em média 5 megabytes (MB).

Hoje, essa função básica ainda continua, porém, alguns serviços e vantagens foram agregados e melhorados. Hoje é possível ter contas de e-mails gratuitas, com capacidade de armazenagem com alguns gigabytes (GB), com mecanismos de buscas para encontrar seus e-mails, entre outras facilidades para arquivar, organizar e localizar as mensagens. Há vários provedores e sites que não cobram nada para se criar uma conta de e-mail, porém na era do "pós-Gmail", os que tentam correr atrás do gigante Gmail (gmail.com) são poucos: Yahoo! Mail (mail.yahoo.com.br), é um dos bravos guerreiros que podem pensar, apenas pensar, em tomar o lugar ao sol do Gmail. Alguns números desta, que é uma das principais ferramentas da Internet, senão a principal:

- Em 2001 trocava-se cerca de 10 bilhões de e-mails diariamente. Já neste ano, calcula-se que essa troca gire em torno de 36 bilhões de e-mails todos os dias;
- Ao final de 2000, o número de caixas postais virtuais pelo mundo era de 505 milhões. Neste ano, estima-se que exista cerca de 1,2 bilhões de e-mails no mundo.

3) Comunicadores Instantâneos:

Os famosos Messenger's. Permite a troca de informações, textos, arquivos, voz e imagem em tempo real entre pessoas que possuírem esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. Uma vez ligado, estes programas permitem criar listas de amigos, informando-lhe quando seus amigos estão online (conectados à Internet) ou offline (desconectados da Internet).

Os mais conhecidos e utilizados: MSN Messenger (messenger.msn.com.br), Yahoo! Messenger (br.download.yahoo.com/messenger) e ICQ (icq.com.br). São responsáveis pela grande parcela dos comunicadores utilizados hoje no mundo, são bastante semelhantes e oferencem praticamente os mesmo serviços.

4) Bate-papo ou Chat:

Este recurso está cada vez mais perdendo espaço para ferramentas mais modernas e multimídias, como os comunicadores instatâneos. Porém, no caso da diversão, é ainda utilizado para se iniciar um romance ou uma paquera virtual, ou para uns mais modernos o famoso ficar, mas neste caso virtualmente. Alguns dos bate-papos mais movimentados: UOL (uol.com.br/bp), Terra (chat.terra.com.br/chat) e MSN (chat.msn.com).

No caso do uso corporativo, este meio de comunicação ganha espaço, já que as grandes empresas estão aliando ao Call Center o Chat Center, onde reclamações, sugestões e dúvidas são esclarecidas instantaneamente, facilitando a vida dos consumidores e agilizando o atendimento nas empresas.

5) Blogs, Flogs e Moblogs:

Lembra-se daqueles diários cheios de confissões, fotos, rabiscos, cores etc que suas amigas e primas tinham quando adolescentes. Pois é, até isso agora é virtual. São so famosos blogs, fotologs e moblogs. Porém hoje, essa arte de tornar público seu dia-a-dia não é mais coisa de garota adolescente, tornou-se hábito para os nevegadores da rede, desde os mais plugados até aqueles que estão engatinhando na vida virtual. E por que não discutir e abordar assuntos como economia, negócios e política.

Um fato marcante da importância dos blogs como meio de comunicação nos dias de hoje, acontenceu durante os meses que antecederam a mais recente eleição para presidente dos EUA. Tamannho foi o empenhenhos dos blogueiros, aqueles que se dedicam a um blog em defender seu lado, que suas notícias e mensagens publicadas nos blogs, e por conta disso, levou os políticos citados a irem até a mídia tradicional, a TV e os rádios, para se explicarem ou apoiarem as notícias vinculadas nesses diários virtuais. Não dá mais para ficar fora dessa! Alguns dados sobre os blogs:

- Há 30 milhões de blogs no mundo, até o fim de 2005 serão 53 milhões;
- Nos EUA, cerca de 32 milhões de norte-americanos navegam nessas páginas;
- Somente no mês de abril, mas de 7 milhões de brasileiros visitaram blogs ou fotologs, isso equivale a 60% dos internautas brasileiros.

Para saber diferenciar um blog, de um fotolog, de um moblog, vai algumas características básicas de cada um:

- BLOG: Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação, desde "hoje eu acordei...." até assuntos abordados por especialistas em política, economia e negócios. Essa limitação não é regra, pois a maioria dos provedores de blogs também aceitam imagens. Geralmente seus espaços de armazenagem são bastante restritos, o que inviabiliza postagens constantes de fotos ou imagens. É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio "site.com" na Internet. Os mais famosos e utilizados são: Blogger (blogger.com), The Blog (theblog.com.br), TypePad (typepad.com) e BliG (blig.com.br). Neste caso: os dois primeiros são gratuitos, o terceiro é pago e o quarto têm as duas opções.
- FOTOLOG ou FLOG: são site de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diáriamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes flog, assim como no blog. O mais importante neste caso é conseguir o máximo de comentários e links de outros fotologs, tendo assim a idéia da abrangência do seu flog, e consequentemente, da popularidade dele entre os blogueiros e fotologeiros. As ferramentas do flog se restrigem a postar (enviar) fotos. Dicas: Fotolog (fotolog.net), GigaFoto (gigafoto.com.br) e Flog Brasil (flogbrasil.com.br)
- MOBLOGS: Os melhores blogs e flogs da Internet, também fazem o papel de moblogs, ou seja, endereços que podem ser atualizados pelo celular. Mas para quem quer um autêntico moblog, vale a pena vistiar o site Textamerica (textamerica.com), onde textos, fotos e vídeos podem ser enviados de telefones celulares, por e-mails ou mensagens MMS.

6) Redes Sociais de Relacionamento:

São sites que unem: amigos de longas datas, conhecidos ou, mero desconhecidos com os mesmos interesses e em um mesmo local, ou site. Para conseguir essa afinidade, é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Essas redes de relacionamento são a mais nova febre entre os internautas, porém em alguns casos, para se ingressar em determinados sites, é necessário que você receba um convite para ingressar naquela rede de relacionamento. Algumas opções: orkut (orkut.com), 1Grau (1grau.com), Gazzag (gazzag.com) e Beltrano (beltrano.com.br).

O orkut virou febre nacional, tanto que seus criadores trataram de traduzir o site para o português o mais rápido possível, já que a porcetagem de brasileiros cadastrados chega a mais de 69%, podendo assim ostentar o título: "Rei dos sites de relacionamentos". Se você ainda não é um orkuteiro (pessoas que são cadastradas e utilizam o orkut) pode começar a pensar em ser um, afinal, não há hoje na Internet uma forma mais eficaz de fazer seu marketing pessoal.
Porém, se você está interessado apenas em coisa séria, e não está interessado em criar novas amizades virtuais, há também sites de relacionamento profissional. Onde o princípio é o mesmo dos sites de relacionamentos tradicionais, porém com a finalidade de unir profissionais de uma determinada área do conhecimento, facilitar a busca e diponibilização por vagas de trabalho, além de ser um ótimo cartão de visitas e network. Alguns exemplos: LinkedIn (linkedin.com) e Ryze (ryze.com).

7) Telefonia Virtual:

Sabe aquelas ligações interurbanas e internacionais de 30 minutos, ao meia-dia de uma segunda-feira? Caro, né! Porém você não precisa mais esperar escurecer para pagar menos por elas. Há programas disponíveis na Internet gratuitamente (ou quase), que permitem fazer ligações via IP, ou seja, permitem você fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro, de forma virtual, com uma qualidade de som superior à conseguida via linha telefônica.

Mesmo sendo uma ferramenta nova para usuários doméstico e precisando de alguns ajustes e melhora, vale a pena conferir: Skype (skype.com) e Yahoo! Messenger (br.beta.messenger.yahoo.com).
Alguns dados relacionados a comunicação virtual no Brasil:

- 164 agências de encontros e casamentos estão online;
- 521 serviços de acompanhantes para adultos na rede;
- 6,6 milhões de usuários de mensageiros instantâneos;
- 400 mil usuários brasileiros do Skype;
- 7,5 milhões de usuários de webmail;
- 406.533 exibem suas fotos no Fotolog;
- 54.496 blogs em português;
- 1,8 bilhão de e-mails brasileiros são enviados por dia.

Tentar resumir todo o universo da comuncação virtual em uma única mensagem é trabalho para louco, porém, as principais ferramentas para você se tornar online e plugado na Internet estão listadas acima. Agora, caso ainda não era, poderá ser considerado um internauta autêntico!

***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...