29 maio 2005

A Internet - Capítulo 1 - Nasce o mais importante meio de comunicação da história humana

Por Jonathan Pereira

Durante a Guerra Fria, os EUA desenvolvem um meio de comunicação capaz de interligar várias de suas bases militares simultaneamente, em locais diferente. Surgia então a ArphaNet, a mãe da nossa inseparável Internet . Com o fim da Guerra Fria, os militares resolveram disponibilizar essa malha de comunicação aos cientistas, que repassavam às universidades, e então a Internet deixava de ser militar para ser científica.

Hoje a Internet é o meio de comunicação mais importante, eficaz, abrangente, internacional, multicultural, inclusivo, didático, informativo, poliglota, multimídia, divertido e rápido que o Ser Humano conseguiu inventar e produzir. Detalhe, uma invensão sem querer! Pois não era intenção dos militares inventar esse mecanismo tão precioso da humanidade.

É lógico, que só depois de décadas, para não perder o costume, é que o Brasil teve a oportunidade de desfrutar dessa maravilha. Foi em 1995, há exatos 10 anos, que a Internet teve seu uso comercial iniciado no Brasil. Nesta época, o acesso a rede mundial de computadores era apenas realizada via rede dial-up (telefone), com precárias e lentas conexões, sem falar que as páginas e informações em língua portuguesa eram irrisórias, só existia 1 provedor de acesso (uol.com.br) que cobrava o olho da cara para prover o acesso aos seus seletos usuário. Ou seja, tudo estava ainda sendo adaptado e melhorado.

E se você ainda duvida que a Internet seja esse Tsunami que dizem, vejam alguns dados "singelos" dessa Deusa:

- Toda informação produzida desde o início da humanidade até 1999 gerou cerca de 12 exabyte;

- 1 exabyte: um quintilhão de bytes, ou dez elevado a décima oitava potencia de byte;

- O que o Homem produziu durante 300 mil anos, foi duplicado entre o período de 1999 e 2003. Ou seja, foi gerado mais 12 exabyte em apenas 5 anos;

- Há 6 anos atrás, ou em 1999, havia cerca de: 550 bilhões de documentos disponíveis na Internet; 7,3 milhões de novas páginas eram criadas todos os dias e havia 2 bilhões de sites na Internet;

- Estima-se que hoje haja o dobro de informações virtuais em relação à 1999.

Você nem precisaria desses dados para ter a exata idéia da importância dela na sua vida. Afinal, a cada dia que passa, torna-se cada vez mais íntima sua relação e dependência pela Internet, seja pela necessidade na sua vida profissional, acadêmica ou pessoal, etc.
***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!