25 janeiro 2011

1001 Filmes: 2001 - Uma Odisseia No Espaço (2001 - A Space Odyssey)

DIREÇÃO: Stanley Kubrick;
ANO: 1968;
GÊNEROS: Aventura e Ficção Científica;
NACIONALIDADE: Inglaterra;
IDIOMA: Inglês e Russo;
ROTEIRO: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke;
BASEADO EM: conto 'A Sentinela' de Arthur C. Clarke;
PRINCIPAIS ATORES: Keir Dullea (Dr. David Bowman); Gary Lockwood (Dr. Frank Poole); William Sylvester (Dr. Heywood R. Floyd); Douglas Rain (voz do computador HAL 9000); Daniel Richter (Moon-Watcher); Leonard Rossiter (Dr. Andrei Smyslov); Margaret Tyzack (Elena); Robert Beatty (Dr. Ralph Halvorsen); Sean Sullivan (Dr. Bill Michaels); Frank Miller (Voz Do Controle da Missão); Bill Weston (Astronauta); Ed Bishop (Aries-1B Capitão Luna Shuttle) como Edward Bishop; Glenn Beck (Astronauta); Alan Gifford (Pai de Frank Poole); Ann Gillis (Mãe de Frank Poole).





SINOPSE: "Desde a 'Aurora do Homem' (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. O autor escreveu três outras obras baseadas no livro/roteiro original, como forma de sequência e de finalização dos três últimos atos do filme: 2010: Uma Odisséia no Espaço II, 2061: Uma Odisséia no Espaço III e 3001: A Odisséia Final." (Cinema Menu).



"Pela primeira vez nessa nossa jornada, nos deparamos com um dos maiores clássicos do cinema, e por conta dessa definição, achamos que qualquer nota menor que 5 é quase impossível. Pois é, estávamos errados! Mais um aprendizado, onde nos foi ensinado que nem todos os clássicos do cinema serão grandes filmes para nós. O filme é considerado um clássico por nós por vários aspectos: 1) retratar a chegada do homem a lua um ano antes de se tornar realidade; 2) produzir imagens clássicas do cinema, onde mesmo aqueles mais distantes da sétima arte, já as viram em algum momento; 3) conseguir fazer um 'filme mudo' mesmo tendo 40 minutos de fala; 4) unir de maneira vital, indissociável e perfeita, imagens e música; 5) produzir imagens pioneiras do espaço, como nunca antes havia sido feita, e; 6) retratar de forma quase premonitória a relação íntima do Homem com a Máquina, e ir além, também retratar a dependência do Homem pela Máquina. Vale ressaltar algumas características acertadas desse filme. A primeira, é sobre as cenas clássicas que ele produziu, trazendo cenas que estão nas mais lembradas, simbólicas e inesquecíveis do cinema, como: o macaco batendo nos ossos, e depois, jogando um desses para o céu, até virar uma nave espacial; a viagem alucinante do Dr. David no tempo refletida no visor do seu capacete, e; dentro da nave, em seu habitat circular, onde os astronautas ficam andando em qualquer direção. É interessante ressaltar também a trilha sonora, onde também é mais um item clássico do cinema, e assim como nas cenas, qualquer pessoa que tenha tido um mínimo de contato com a sétima arte, já ouviu 'Assim Falou Zaratustra (Also sprach Zarathustra, Op. 30)' de Richard Strauss que aparece no começo e no final do filme. A escolha dessa música não foi ao acaso, pois Strauss a compôs em 1896 baseado no 'tratado filosófico' de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzsche, onde ele narra a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de Übermensch (traduzido como 'além-do-homem' ou 'super-homem'). É inegável o papel importante que esse filme trouxe para a cinematografia, para a história do entretenimento e para nós, ele é um clássico, e disso eu não discordo, assino em baixo. Mas o filme em si, sem uma visão analítica, ele é bastante fraco, confuso, sem sentido, com uma narrativa pobre, com a atuação dos atores dispensáveis, etc, e por isso, analisando apenas o filme em si, sem olhar para as entrelinhas, ele é regular."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Jonathan Pereira





"Falando de Stanley Kubrick devo dizer que há melhores obras realizadas por este mestre. Mas, de qualquer forma, 2001 é um filme clássico, que conseguiu, em toda sua controvérsia, entrar para a história do cinema e consagrar modos inovadores, para a época, de filmagem e produção de arte e de som. Um filme que não se encaixa em gêneros, de tão singular, mas que peca em falta de atuação (que talvez nem seja exigência do contexto mostrado) e em roteiro, parecendo meio perdido pelo caminho. Pensei, ao ver este filme, em como a ambição humana por dar poder à máquina pode levar a caminhos desconhecidos: como será um futuro em que a máquina poderá dizer que reconhece a projeção de suas emoções no ser humano à frente dela? Assim, destaco como interessantes a relação homem-máquina e a especulação sobre a origem da vida e acerca do infinito (temas que podem dar muito a refletir em nossa era pós-moderna), mesmo que tenham ficado meio... 'mal explicados'."

(1: Ruim; 2: Regular; 3: Bom; 4: Ótimo; 5: Excelente)
Kleber Godoy





Para entender o que são os 1001 Filmes, acesse a página explicativa.

Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Oi Kleber,

    Que sincronicidade, estou lendo um livro em que, no capítulo anterior ao que estou, havia algumas referências sobre este filme. O autor faz um panorama interessante sobre os trabalhos do Kubrick. Eu preciso vê-lo, só conheço de ler a respeito mesmo! é difícil eu ter disposição para assistir algo relativo à ficção, mas sei, que neste caso valerá apena. É Kubrick né! ;D

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kleber, tudo bem?
    Concordo plenamente com você quando diz que o Stanley produziu melhores obras. 2001 é mesmo um "bom" filme, mas só bom. rs
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. 2001 é um filme revolucionário, inesquecível, angustiante.
    Abração e parabéns pelo blog

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigada pela atenção e pelo comentário no blog. Só vi 2001 dentre as obras de Stanley Kubrick e gostei bastante. Será um prazer que o meu blog apareça nos links do seu. Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Oi Kleber, obrigada pelo elogio em meu blog.

    Bom, ainda não vi este filme e não sei se quero vê-lo pelo que eu li aqui... :)

    bEIJOS

    ResponderExcluir
  6. De fato um clássico que ainda aos fãs do tema ficção científica deixa um bocado de bocas abertas ao vento, dado as emoções que nos prega!

    Dizem que toda a arte que hoje é fictícia, amanhã pode não mais ser! Tenho medo assim da Matrix em que vivemos ou viveremos...

    Abraços renovados e um excelente final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Discordo. Pra mim este é o melhor filme já feito. Perfeito em todos os sentidos. Mas, "pão ou pães, é questão de opiniães."

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fillipe,

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Isso que desejamos com esta parte de comentários: interação, concordância, discordância... enfim, uma conversa que deixe o post mais rico para quem aqui passar.

    Volte sempre que quiser.

    Um abraço,

    Kleber e Jonathan

    ResponderExcluir
  9. Foram as críticas mais superficiais que já li em toda a minha vida.

    ResponderExcluir
  10. NOTAS 2 E 3 PARA "2001"? BLASFÉMIA PURA!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!