27 julho 2012

O Teatro Da Vida E A Celebração Humana

Por Jonathan Pereira

Como já é de conhecimento de todos, entre os dias 27 de julho e 12 de agosto deste ano acontece em Londres, capital inglesa, os Jogos Olímpicos De Verão 2012, oficialmente chamado, Jogos XXX Olimpíada, onde países dos cinco continentes serão representados por cerca de 10.500 atletas, em 26 esportes e 303 competições.


Como apreciador do esporte, já seria suficiente para me empolgar com as Olimpíadas a cada dois anos (intervalo entre as Olimpíadas de Verão e Inverno), porém, os Jogos Olímpicos não se resumem aos esportes e esportistas, ao comércio, patrocínios e direito de transmissões, ou momentos marcados pela violência, doping, política, enfim, tudo isso representa uma ínfima parte do que realmente é o espirito olímpico. Momento onde o esporte se sobrepõe a ideais, conflitos étnicos, políticos, nacionalistas, econômicos, onde o espírito olímpico idealizado por seu criador, Pierre de Coubertin, há mais de 100 anos, fascinantemente ainda vigora nesse período de quinze dias a cada dois anos:

A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.

É a celebração da vida, da irmandade, do respeito, da compaixão entre todos os povos, onde a luta e a batalha ficam restritas ao esporte. E este sentimento entre as pessoas que competem entre si é infinitamente superior e mais importante do que vencer aquela disputa. Isso sim são os Jogos Olímpicos, que mesmo em um mundo tão capitalista, no qual a moral, a ética e os sentimentos são comprados pelo dinheiro, pela correria, pelos afazeres, ou simplesmente, pela falta de reflexão ou discernimento, ainda assim, neste período, as pessoas se voltam aos valores mais preciosos que se tem o ser humano.

Em homenagem a esse momento único da celebração da vida humana, 'O Teatro Da Vida' dedicará os próximos quinze dias às Olimpíadas com postagens diárias, abrindo mão da estrutura oficial do blog, das postagens e das seções. Assim que os jogos terminarem, o blog voltará ao seu normal com suas datas e seções costumeiras.

Citius, Altius, Fortius!


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!