03 julho 2012

Matizes E Texturas: A Clínica Gross (Thomas Eakins)

Por Jonathan Pereira


Thomas Eakins (1844-1916), Realismo
A Clínica Gross (1875), óleo sobre tela
244 x 198 cm, Thomas Jefferson University, Filadélfia
PINTURA: A Clínica Gross (The Gross Clinic)


PINTURA: A Clínica Gross (The Gross Clinic)
PINTOR: Thomas Eakins
PERÍODO: Realismo
TÉCNICA: Óleo
SUPORTE: Tela
DIMENSÕES (LxA): 244 x 198 cm
CONCEPÇÃO: 1875
LOCAL DE EXPOSIÇÃO: Thomas Jefferson University, Pensilvânia , EUA





PINTURA
Um cirurgião renomado Filadélfia, o Dr. Samuel D. Gross, é visto presidindo uma operação para remoção de parte de um osso doente da coxa de um paciente diante de vários estudantes do Jefferson Medical College. Eakins passou quase um ano sobre a pintura, escolhendo um novo tema, a cirurgia moderna, na qual a Filadélfia estava na vanguarda. 'A Clínica Gross' é uma das maiores obras do artista, sendo considerada por alguns como sua maior, incluindo o próprio autor: 'é muito melhor do que qualquer coisa que já fiz'. Eakins esperava impressionar sua cidade natal com a imagem, mas a reação do público à pintura de uma incisão cirúrgica realista e o sangue resultante foi ambivalente, na melhor das hipóteses. Em 'A Clínica Gross', um grupo de cirurgiões, trajando ternos, concentram seu interesse no paciente com total objetividade, enquanto Dr. Gross da uma aula. À esquerda, uma mulher, que se presume ser enfermeira assistente, parece precisar de descanso. O observador é levado a sentir-se próximo da cena e a participar mais intimamente do ato cirúrgico do que os observadores que tomam nota na galeria. Alguns historiadores de arte contrapõem este quadro à formalidade artificial de 'A Anatomia Do Dr. Tup', de Reimbrandt (1632).





PINTOR
Eakins foi precursor no uso da múltipla exposição em fotografia. Valendo-se de uma única câmera, sabia capturar e perpetuar a dramaticidade de um momento. A colaboração com o fotografo de vanguarda Edward Muybridge (1830-1904) no estudo do movimento humano impressionou os acadêmicos na França, influenciou Degas e preparou o caminho para o cinema. Eakins foi também matemático e ensinou a anatomia humana. Não obstante, juntamente com Winslow Homer, tournou-se um figura de destaque da emergente escola americana de Realismo. Seus quadros refletiram um conhecimento científico tanto da fotografia quanto da cirurgia. O artista testemunhou e, mais tarde, capturou na tela intervenções cirúrgicas conduzidas pelos renomados médicos Gross e Agnew. Um quadro posterior recebeu um título de 'A Clínica De Agnew' (1889).





PERÍODO
A pintura do Realismo começou por manifestar-se no tratamento da paisagem, que se despiu da exaltação e personificação românticas para se ater, simplesmente, na reprodução desapaixonada e neutra, do que se oferece à vista do pintor. Passou, depois, aos temas do cotidiano, que tratou de forma simples e crua. Os quadros realistas causaram o maior escândalo e acusaram seus defensores de agradar à arte, quer pelos temas banais, por vezes ofensivos, quer pelas cores excessivamente mortas, de bom gosto, quer pela falta de elaboração e conceptualização das composições. No entanto, para os seus defensores, a representação da realidade em sensível era a última palavra em audácia artística. O Realismo abrange o respeito à exatidão do desenho e ao perfeito acabamento do quadro. Os pintores realistas executam, no exterior, breves esboços e apontamentos que trabalham, depois, de forma cuidada. Os seus quadros resultam num instantâneo da realidade, com uma fotografia nítida, concreta e sólida.





TÉCNICA
A pintura a óleo é uma técnica artística, que se utiliza de tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais. A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade. Uma larga variedade de médios está, entre muitos fatores, avaliada a alterar certas caraterísticas das tintas de óleo como a consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação.





FONTE: wikipedia.


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!