21 janeiro 2011

Profissão: Ex-Presidente

Por Jonathan Pereira

Achei bastante interessante a idéia da Globo News, no Jornal das 10, de produzir 4 entrevistas de aproximadamente 10 minutos com os 4 primeiros ex-presidentes da república no período de democracia: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.




O interessante é ter essa oportunidade de ouvir dessas pessoas, que comandaram o país na fase democrática, tendo as perguntas e tempo bem próximos, e podendo comparar numa linha tênue, alguns aspectos pessoais, de caráter, de ideologia partidária, as conquistas, as dificuldades, os erros, sendo conduzidos pelo grande Carlos Monforte.




Claro que todos tiveram seus erros, e não podemos esquecer que todos tiveram seus acertos também, mas o que importa, é que se compararmos os períodos que cada um foi presidente, conseguimos sempre ter a certeza que o posterior conseguiu fazer melhor, de forma geral, para o Brasil e o povo brasileiro.




Um ponto interessante que percebi nessas entrevistas, é a forma como cada um aborda seu período na presidência e demonstra a sua personalidade como pessoa, e também, como presidente. O Sarney humilde, o Collor altivo, o Itamar ressentido e o FHC satisfeito.




Os próprios ex-presidentes mostram a sua visão do que seria o principal foco, lembrança, acontecimento, etc. de suas passagens pela presidência da república. Enquanto o Sarney queria legitimar a figura do presidente o FHC queria legitimar a figura do ex-presidente, ao passo que o Collor foi o primeiro presidente deposto democraticamente e Itamar foi o presidente responsável por acabar com a principal preocupação dos brasileiro entre as décadas de 1960 e 1990: a inflação, ao criar o Plano Real.

Deixo a sugestão para essa aula de história e do Brasil, com algumas revelações inéditas.


Para entender a dinâmica do 'O Teatro Da Vida' visite a página sobre o blog.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Interessante. Ótima sugestão de aula. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kleber, tudo bem?
    Vou assistir aos quatro vídeos: eu amo Política! haha
    Obrigado por postá-los.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Como bem entendido, cada ser que assumiu o poder tem uma característica marcante, cuja personalidade mesmo acentuada pela alta posição no Palácio do Planalto conseguiu atenuar, ou, como bons políticos que são, ainda representam bem os seus papéis, apesar dos panos já estarem lambendo o chão!

    Excelente postagem, recomendo!

    Abraços renovados e um excelente final de semana!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!