01 fevereiro 2006

Internet - Ontoweb: um titã mais poderoso que o Google!



Por Jonathan Pereira

Depois de tanto tempo sem postar nada no nosso Teatro da Vida, me surgiu aquela vontade escrever, a mesma que me motivou a quase um ano atrás a criar este blog. Lendo uma das mensagens enviadas para o meu e-mail, por meio de um grupo de discussão especializado em disseminação e acesso à informação, pude constatar que, por mais incrível que possa parecer, o Google já caducou, virou buscador de museu.

Os motores de buscas, que surgiram juntamente com a Internet comercial no início da década de 90, já passou por 6 gerações ao longo desses mais de 15 anos de existência. Os primitivos parentes do Google eram: os diretórios, primeira geração; os robôs; tecnologias automatizadas; metabuscadores; resultados refinados e, a geração passada, utilizando o Page Rank, o caso do nosso ultrapassado e querido Google.

Baseado na engenharia de ontologias, o Ontoweb é o primeiro buscador existente nessa sétima geração. Acompanhado de tecnologias intelegentes como: PCE, RC2D, mineração de textos e raciocínio baseado em casos, permitindo assim, uma "pensamento" e "raciocínio" daquilo que está sendo procurado, oferecendo respostas contextualizadas, qualificadas e precisas.
E para finalizar, o Ontoweb é desenvolvido e hospedado aqui no Brasil, é gratuito e não traz banners e propagandas.

Eu, que tenho o Google como um Deus Virtual, espero que nosso queridinho da Internet nos surpreenda novamente e siga o caminho do Ontoweb. Caso contrário, deixará de ser sinônimo de buscador, passando a faixa para novo prodígio da Internet!


***

Texto de base: http://conjur.estadao.com.br/static/text/41493,1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Kleber, cheguei aqui através do blog da Micheli (penso-amo-existo)....vc tem notícias dela?...ela ainda se encontra internada?...bjs e tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Embora eu entenda pouquíssimo sobre tecnologia, sobretudo virtual, espiei alguns textos anteriores e terminei torcendo que tenha sempre vontade de escrever. Gostei do seu estilo. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Jhon
    Quem diria?
    Estudante que não gostava de acordar cedo, não gostava de ler...
    Parabéns, estou orgulhosa.
    Agora você entende a paixão pelas letras.

    Beijos
    Cibele Alcaide

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua contribuição, será muito bem-vinda, além ajudar a melhorar o blog acrescenta qualidade à postagem. Agradecemos desde já!